6.07.2012

Cinco alimentos que parecem saudáveis mas você deve evitar

Saiba por que amendoim com pouca gordura, água fortificada e barras de cereais são bombas para o organismo



O óleo é a parte mais saudável do amendoim, por isso evite versões com menos gordura e modere nas porções diárias
Foto: Divulgação

O óleo é a parte mais saudável do amendoim, por isso evite versões com menos gordura e modere nas porções diárias Divulgação
RIO - Comer de forma saudável pode ser mais difícil do que parece graças a uma nomenclatura cada vez mais elaborada: “low fat”, “rico em fibras”, “multigrãos” e “natural” podem enganar os consumidores mais sofisticados. Para não comprar errado, leia a lista de ingredientes de cada rótulo e resista às seguintes tentações:
Creme de amendoim com pouca gordura: o óleo é a parte mais saudável das castanhas, contém a maioria dos nutrientes e por isso não tem sentido retirá-lo da dieta. Como o creme de amendoim “low fat” tem as mesmas calorias e mais açúcar que o normal, coma uma ou duas colheres do tradicional por dia: o consumo de castanhas está associado à redução de doenças cardíacas e à diminuição do risco de câncer.
Água fortificada: bebidas como águas vitaminadas são açucaradas com cápsulas de vitamina e não fazem bem à saúde se associadas a outras vitaminas ingeridas durante o dia. Beba água: é a melhor forma de hidratar o corpo e não tem calorias. A melhor forma de repor os nutrientes ainda é comendo frutas, legumes e grãos.
Barras de cereais: são bombas calóricas com vitaminas, fibras ou proteínas com bastante açúcar. Prefira frutas, iogurtes ou frutas secas no lanche.
Pães com muitos grãos: não são na verdade 100% grãos integrais e têm na composição farinha branca, refinada. Em vez do pão, coma um ovo no café da manhã para diminuir o consumo de farinha que se transforma em açúcar no organismo.
Salgadinhos de forno, com pouca gordura ou sem glúten: a maioria tem amido, farinha branca, óleo, sal, muitas calorias e poucos nutrientes. Evite.

Nenhum comentário: