8.20.2012

É preciso saber falar mal dos outros...


É impressionante o número de pessoas que se dedicam a falar mal da vida dos outros na internet. Mas nem sempre com a responsabilidade devida.
Alguns blogs que se dizem especializados em notícias sobre pessoas conhecidas, mas que no fundo são fábricas de fofocas sobre as celebridades, são destaques na globosfera.
É claro, que eles possuem admiradores e leitores assíduos, e isso os alimenta, pois como se diz por aí, todo mundo gosta de uma fofoquinha. Esse “nicho” é muito badalado na internet e assim como trás notícias interessantes, também trás assuntos de extremo mau gosto quando se propõe a falar, principalmente, da intimidade alheia.
Não só os famosos são vítimas dessa façanha. Qualquer pessoa pode ser alvo de intrigas, confusões, falsos testemunhos por conta dos fofoqueiros de plantão em qualquer setor de nossa sociedade. Mas estou destacando esse “trabalho” tão popular e muito presente nas primeiras páginas.
Não estou condenando os blogs de fofocas, cada um procura falar o que lhe convém, basta que o faça conscientemente e de forma responsável, mas tenho observado um grande número de notícias sobre relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo (geralmente homens), que são expostas na internet como se fossem os únicos “pecadores” do mundo. E o pior, é que muitos blogueiros ainda dizem que a notícia não tem consistência, que estão publicando apenas aquilo que “leram” na internet, ou que "ouviram falar" em blogs e redes sociais. E assim a coisa vai crescendo... Cada vez mais eles vão difamando as pessoas, sem preocuparem-se com o “conteúdo” do qual estão falando. E se não for verdade? Como é que fica?
Acho isso muito perigoso.

Li uma pequena historia na internet, que diz o seguinte:

“Havia um moço chamado Pedro, ele trabalhava em uma empresa.
Pedro era muito” puxa - saco” de seu chefe.
Um dia ele foi gabar-se de um funcionário da empresa para seu chefe.
Ele falou ao chefe: " Sabe o João? Pois é, tenho que te contar uma coisa sobre ele!"
Então o chefe o interrompeu, dizendo: " Pedro, para você falar de alguém, bem ou mal, antes você tem que pensar. Primeiro, o que você está falando é verdade mesmo?"
Pedro respondeu: " É sim."
O chefe perguntou novamente: " Segundo, você gostaria que alguém falasse isso de você?"
Pedro respondeu: " Não."
O chefe o perguntou novamente: " É realmente necessário que você conte isso a mim?"
Pedro Respondeu: " Não."
Então o chefe o respondeu: " Pedro, jamais repita isso, amigo. Aprenda que, as pessoas sábias falam sobre idéias, as pessoas comuns falam sobre coisas e as pessoas medíocres falam sobre outras pessoas."

Fofocar pode parecer algo muito simples, corriqueiro, porém deixa de ser saudável, quando entramos na vida das pessoas sem pedir licença, munidos de falsas afirmações que podem, inclusive, terminar diante da justiça.
Muitos não têm essa preocupação, mas deveriam ter, penso eu...!
Fonte: Entre outros...
Elói Neves

Nenhum comentário: