8.23.2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

10 ALIMENTOS QUE ESTÃO LIBERADOS NA HORA DO LAZER

10 alimentos que estão liberados na hora do lazer
Confira algumas dicas que vão te deixar com água na boca e sorriso no rosto.

No final de semana a gente sempre fica com aquela sensação de que tudo deveria ser liberado. Mas, não é por que você está de dieta que precisa ficar se privando de tudo. Veja 10 alimentos que você pode consumir numa tarde com amigos sem medo de errar!
1 copo de água-de-coco = 45 calorias.
1 picolé de frutas = 65 calorias.
1 espiga de milho sem manteiga = 90 calorias.
1 maçã = 80 calorias.
12 unid. de biscoito de polvilho = 70 calorias.
1 lata de cerveja light = 97 calorias.
6 unid. de damasco seco = 60 calorias.
¼ xíc. (chá) de soja torrada = 100 calorias.
1 copo (200 ml) de chá gelado = 75 calorias.
1 barra de cereal = 90 calorias.


EXAGEROU NA COMIDA? APRENDA ALGUMAS REGRINHAS DE COMPENSAÇÃO!

Exagerou na comida? Aprenda algumas regrinhas de compensação!
Salada antes da macarronada. Chocolate amargo no lugar do ao leite. Confira algumas dicas de alimentação.

Sair de vez em quando da linha, não mata ninguém. Mas, quando se trata de dieta, a gente acaba se culpando e as consequências logo aparecem. Aquela barriguinha que aumenta, a calça que não fecha com tanta facilidade e aquela gordurinha que cisma em saltar do seu short. Mas, somos humanos e um deslize é mais do que normal.
Para consertar o estrago, a saída é apostar na lei da compensação. Exagerou de manhã? Economize à noite! Confira as sugestões que a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, preparou para você.

Vai comer aquela macarronada?
Se puder, escolha o molho de tomate e, antes, coma uma salada. Este hábito é uma ótima maneira de você não exagerar no prato principal. Após a macarronada, nada de ficar parado! Durante a tarde, prefira uma fruta e no jantar faça aquele pratão de salada com um peixe, para compensar! Coloque brócolis, couve e tempere com azeite extra virgem e temperos naturais. Contudo, não exagere! Uma colher de sopa do óleo é mais que suficiente.
Se for comer um chocolate na sobremesa...
É melhor que seja o amargo ou meio amargo. Mas, se for aquele com grande quantidade de açúcar e um tamanho considerável, a sua glicose vai subir subitamente e você poderá ter fome rapidamente. Neste momento, é melhor se saciar com algum alimento rico em fibra, como uma fruta pouco calórica e rica em água, como melão e melancia.
O pão francês não é a melhor opção de café da manha, mas...
Já que este pão tem farinha refinada e poucos nutrientes, pode te deixar com fome rapidamente. Por isso, na hora do almoço, esqueça a massa e opte por arroz integral com o feijão sem carnes, uma carne magra e muitos vegetais.
Fast food em qualquer horário é ruim!
Além de não alimentar bem e te deixar com fome mais rapidamente, engorda consideravelmente, já que é muito calórico. Por isso, na refeição seguinte, faça um mix de frutas vermelhas, que são antioxidantes. Se consumir fast food no almoço, lembre-se de que o jantar terá que ser bem leve. Faça uma salada de couve, que também ajuda a desintoxicar o fígado, e aveia, rica em fibras, que ajuda o intestino a funcionar e dá saciedade (1 colher de sopa basta).
Refrigerante é um dos piores alimentos que existem!
Quem quer emagrecer precisa cortar o refrigerante do cardápio! Este produto contém muita química, o que sobrecarrega o fígado. Sem contar o excesso de açúcar, que faz mal para todo o organismo. Para quem ainda não sabe, o refrigerante prejudica o funcionamento do intestino, deixando a barriguinha ainda mais saliente. Por essas e outras que, se você consumiu refrigerante durante o almoço, o seu lanche da tarde deve conter um suco verde bem levinho para compensar tantas calorias vazias, sem valor nutricional.

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS PARA EMAGRECER

Alimentos termogênicos para emagrecer
Acelere o seu metabolismo consumindo alimentos termogênicos. Saiba mais sobre eles.

Alimentos termogênicos são aqueles alimentos que aceleram o metabolismo. Ou seja, eles aumentam a temperatura do corpo e, consequentemente, favorecem a queima calórica, mandando os quilos extras para bem longe!
De acordo com Lorença Dalcanale, nutricionista do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica e Mestre em Ciências da Saúde em Gastroenterologia Clínica, “os alimentos termogênicos são aqueles que precisam de mais energia para serem digeridos”. Logo, ao exigir mais esforço do nosso organismo, mais calorias são gastas neste processo!
A especialista ressalta que este tipo de alimento contribui para o aumento de cerca de 10% do gasto total de energia de uma pessoa. “Apesar desta característica, os termogênicos não podem ser considerados milagrosos. Para que seu efeito seja sentido é necessário incluí-los com regularidade na alimentação diária e associá-los à prática de atividade física”, alerta.
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa, porém, alguns mais conhecidos e acessíveis são: o gengibre, o chá verde, a pimenta-caiena, a canela e algumas algas, como a chlorella. A água gelada também pode ser considerada termogênica, tendo em vista que, ao consumi-la, o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura corporal e, com isso, “gasta” mais calorias.
Segundo Lorença, a frequência e a quantidade do consumo variam de acordo com o alimento em questão. “Para o gengibre, por exemplo, é recomendado um pedaço de dois centímetros até três vezes ao dia. Em contrapartida, não deve ser consumido no período noturno para não prejudicar o sono”.

ALIMENTOS QUE FAZEM VERDADEIROS MILAGRES NO SEU VISUAL

Alimentos que fazem verdadeiros milagres no seu visual
Pimentão amarelo faz bem ao cabelo e caju à pele. Confira alimentos que ajudam a ficar mais bonita.

Todo mundo já esta cansado de saber que o ditado “você é o que você come” retrata a mais pura realidade. Para ter uma pele linda, um cabelo brilhoso e um bumbum sem celulites, é primordial que você selecione muito bem os itens que vão compor o seu cardápio. Confira uma lista de alimentos que fazem verdadeiros milagres no seu visual.
Pimentão amarelo para o cabelo
Rico em vitamina C, o pimentão amarelo é fonte de queratina e colágeno, ingredientes que vão fortalecer e dar brilho aos fios. O silício, também presente no alimento, reduz as pontas duplas e dá maciez.
Caju para a pele
Por ser antioxidante, o caju ajuda na formação do colágeno e age diretamente contra as rugas. Sem contar que também é fonte de vitamina C e, por isso, dá brilho à pele.
Semente de abóbora para as espinhas
Pesquisas comprovaram que a acne é resultado de um organismo que sofre da falta de zinco, nutriente que tem ação anti-inflamatória. Por isso, incluir semente de abóbora no cardápio é uma ótima saída para quem não quer correr este risco.
Alcachofra para a barriga
Ter uma barriga lisinha é o sonho de todo mundo. Então, trate de comer alcachofra! Por ser rica em vitaminas e minerais ela acelera o metabolismo e ajuda na queima da gordurinha localizada.
Uvas para a celulite
As uvas têm efeito antioxidante e atuam diretamente sobre as células de gordura, acelerando o o metabolismo.

ALIMENTOS QUE EMAGRECEM

Alimentos que emagrecem
Confira uma lista com 5 alimentos milagrosos que te ajudam a emagrecer!

Como a gente pode emagrecer comendo? Além fazer escolhas saudáveis, uma boa tática é incluir no cardápio aqueles alimentos que aumentam o metabolismo, diminuem a absorção de gordura, auxiliam o funcionamento do intestino, enfim, que de uma maneira ou outra dão uma mãozinha à dieta.
Confira os cinco alimentos que emagrecem
Chá verde
Rico em cafeína, teofilina e teobramina, o chá age com efeito termogênico, aumentando a temperatura corporal e acelerando o nosso metabolismo. Sem contar que estas substâncias agem no nosso sistema central, aumentando a mobilidade da gordura estocada no organismo.
Linhaça
Por conter grande quantidade de fibras solúveis, ajuda na absorção de água e formação de um gel viscoso que retarda o esvaziamento do estômago. Este mesmo gel também absorve parte das gorduras ingeridas que ficam estocadas no intestino. O mais indicado é que você consuma de 2 a 4 colheres por dia.
Pimenta
Assim como o chá verde, a pimenta aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Contudo, este alimento não é indicado para quem sofre de gastrite. Para os demais, vai a dica: quando consumimos pimenta de maneira demasiada, acabamos destruindo os sensores do nosso paladar. Portanto, poucas gotinhas para temperar o seu almoço são o suficiente para acelerar a dieta.
Cúrcuma
Apesar de muita gente ainda não utilizar este tempero no seu dia a dia, além de muito saboroso, ele é bastante eficaz para a dieta. Ela possui ação antiangiogênica, ou seja, previne a formação de novos vasos sanguíneos, necessários para o crescimento do tecido adiposo. Por isso, pode ser considerado um aliado na luta contra a obesidade.
Farinha de maracujá
Rica em pectina, este produto possui a mesma ação da linhaça, ou seja, atua como inibidor de apetite e ajuda no esvaziamento do intestino. Uma de suas maiores vantagens é que a farinha age diretamente na eliminação de gordura e açúcares. Consuma 2 colheres de sopa opor dia, em sucos, vitaminas, iogurte, saladas.

COMO AS FIBRAS AJUDAM A EMAGRECER

Como as fibras ajudam a emagrecer
Que fibra faz bem à saúde, você já sabe. Mas, agora vai entender como ela é importante no processo de emagrecimento.

A gente está sempre ouvindo falar que as fibras fazem bem à saúde e que devem fazer parte do cardápio de qualquer pessoa, principalmente daquelas que querem emagrecer. Mas, você sabe como este nutriente atua no processo de perda de peso?

“As fibras nos dão sensação de saciedade sem fornecer calorias. Isso acontece porque elas demoram a ser digeridas pelo estômago. Com isso, quando comemos alimentos ricos neste nutriente, ficamos mais satisfeitos e custamos um tempo maior para sentir fome”, explica a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

De uma maneira geral, podemos falar que os alimentos que contêm fibra possuem uma consistência crocante e um sabor levemente adocicado, como é o caso da cenoura e da maçã. Contudo, é nos grãos que elas aparecem de maneira mais eficaz, como na soja, na lentilha, no arroz integral, na aveia e na linhaça. Vale ressaltar que algumas folhas como a alface e a couve também são ótimas fontes deste nutriente.

“Ao ingerir fibras estamos, na verdade, consumindo alimentos saudáveis e pouco calóricos. Elas aumentam o volume das fezes e o movimento intestinal, auxiliando na eliminação de gordura e reduzindo a reabsorção de toxinas pelo intestino”, conclui ela.

Conheça algumas fontes de fibra

- Cereais integrais: aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça.

- Frutas: laranja, maçã, manga e ameixa, sempre com casca e bagaço.

- Vegetais: couve, repolho, agrião e berinjela.

- Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico.


Nenhum comentário: