8.25.2012

Jovem perde 28 kg após tentar várias dietas e sofrer com o efeito sanfona


Fernanda, de MG, tem 24 anos e após a gravidez chegou a pesar 99 kg.
Através da reeducação alimentar, ela teve grande melhora na saúde.

Mariana Palma Do G1, em São Paulo
40 comentários
Quem sempre teve problema com excesso de peso sabe na ponta da língua todos os tipos de regimes. No caso da mineira Fernanda da Silva Ribeiro, que mora em Petúnia, Minas Gerais, não é diferente. Aos 13 anos, ela já começava sua primeira dieta para perder peso e ficar como suas amigas adolescentes magras.
Essa foi apenas a primeira de muitas tentativas para perder peso. A mineira, que tem facilidade para emagrecer, sempre teve sucesso imediato em todas as vezes que fez regime, mas o problema sempre foi manter o peso adequado. Ela sempre voltava a engordar e sofreu anos com o efeito sanfona.
Da última vez, no entanto, ela emagreceu -- e, mais importante ainda, conseguiu manter. Aos 23 anos, com a ajuda de uma nutricionista, ela saiu dos 99 kg para os 71 kg, 28 kg a menos na balança. O resultado refletiu diretamente na sua saúde e o colesterol que estava alterado normalizou, além da disposição para cuidar da casa e da filha, de 3 anos.
VC no Bem Estar Fernanda MG (Foto: Arquivo pessoal)Com 28 kg a menos, ela ficou mais confiante e mais disposta para cuidar da filha de 3 anos (Foto: Arquivo pessoal)
“Gosto muito de comer doces, massas e frituras. Até os 13 anos, meu pai era dono de um bar e eu vivia comendo doce sempre exageradamente”, lembra.
Fernanda teve que segurar a compulsão e se manter firme na reeducação alimentar. Hoje, bebe muita água, come pães integrais, legumes, verduras, muita salada e frutas, sem esquecer dos intervalos de três horas durante as refeições.
“Com a alimentação melhor, eu me sinto melhor”, avalia a jovem. Mas, nos finais de semana, ela contorna a vontade de comer chocolate trocando o doce por opções menos calóricas, como uma barra de cereal que tenha chocolate.
Além da alimentação, ela fez bastante caminhada e, duas vezes por semana, se junta com as mulheres da região onde mora para fazer exercícios aeróbicos com a ajuda de um professor de educação física da cidade.
O bem-estar da família também melhorou e o marido e a filha de Fernanda também adotaram os hábitos saudáveis. “Meu marido me ajuda muito. E minha filha adora comer fruta”, conta.
Depois de perder peso, ela passou a receber ainda mais elogios do marido e ficou muito mais vaidosa. “Quando era gordinha, parei de comprar roupa e só tinha duas calças: enquanto uma lavava, eu usava a outra. Hoje, quando eu coloco uma roupa e me sinto bonita, anima muito mais”, lembra aos risos.
Atualmente, ela continua na dieta que a fez eliminar os 28 kg e tem conseguido manter o peso sem problemas. “Não tenho problema para fazer regime e não tive dificuldade para manter”, avalia. “Hoje eu sou muito feliz”, conclui Fernanda.
VC no Bem Estar Fernanda MG (Foto: Arquivo pessoal)A mineira sofreu com o efeito sanfona após tentar diversos regimes ao longo da vida (Foto: Arquivo pessoal)
 

Nenhum comentário: