2.24.2013

Tchau Bento XVI

Papa agradece fiéis em português na sua última oração do Ângelus

Itália -  O papa Bento XVI disse neste domingo que Deus o chamou para se dedicar ainda mais à oração e à meditação, o que fará "de um modo mais adequado" a sua "idade e forças", assim que for efetivada sua renúncia ao pontificado, na próxima quinta-feira. Bento XVI rezou seu último Ângelus em uma abarrotada Praça de São Pedro, na qual se reuniram cerca de 200 mil fiéis, peregrinos e turistas, que quiseram se despedir assim do pontífice e que inclusive ocupavam a via da Conciliação e outras ruas adjacentes à praça.
Papa terminou oração agradecendo em sete idiomas, entre eles, em português | Foto: EFE
Papa terminou oração agradecendo em sete idiomas, entre eles, o português | Foto: EFE
Emocionado, o papa foi interrompido várias vezes por aplausos da multidão durante sua mensagem aos fiéis. O pontífice, que daqui a dois meses completará 86 anos, falou de sua retirada "à montanha" (Tabor), mas esclareceu que isto "não significa abandonar a Igreja". "É mais, se Deus me pede isso, é porque eu poderei continuar servindo com as mesmas condições e o mesmo amor com o qual o fiz até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças", afirmou.
A chuva que caiu nos últimos dias em Roma deu uma trégua para o sol, um detalhe sobre o qual o papa brincou. Bento XVI escolheu para este segundo domingo de Quaresma a passagem do Evangelho de Lucas sobre a Transfiguração do Senhor, no qual relata como Jesus se transfigurou enquanto rezava em uma espécie de retirada espiritual no monte Tabor junto com os apóstolos Pedro, Tiago e João. Ao meditar sobre esta passagem do Evangelho, "podemos extrair um ensino muito importante", disse. Em primeiro lugar, a primazia da oração, sem a qual todo o compromisso do apostolado e da caridade se reduz a ativismo, sustentou. Na Quaresma, "aprendemos a dar seu devido tempo à oração, tanto pessoal como comunitária, que encoraja nossa vida espiritual", afirmou o Bispo de Roma. "A oração não representa se isolar do mundo e de suas contradições, como no monte Tabor queria fazer Pedro, pois a oração conduz ao caminho, à ação", explicou. "A vida cristã - que escrevi na Mensagem para a Quaresma - consiste em um contínuo subir à montanha para se encontrar com Deus, para depois descer levando o amor e a força a fim de servir nossos irmãos e irmãs com o mesmo amor de Deus", acrescentou.
Depois da mensagem, o papa cumprimentou os peregrinos em sete idiomas - entre eles o português - e se retirou a seu aposentos.
As informações são da EFE

Nenhum comentário: