3.05.2013

Conheça as técnicas utilizadas para tratamento da celulite

Práticas até com um bambu são usadas para drenar a gordura localizada

Elisa Amaral
A massagem de origem francesa, que utiliza um bambu, é feita com movimentos leves Foto: Paula Giolito/ Agência O Globo
A massagem de origem francesa, que utiliza um bambu, é feita com movimentos leves Paula Giolito/ Agência O Globo
RIO - Poucas coisas tiram tanto o sono das mulheres quanto a celulite. E nesta época do ano, de praias lotadas, ela fica ainda mais evidente. Os indesejáveis furinhos podem ser causados por hábitos bem conhecidos: falta de exercícios físicos, fumo, álcool e o consumo de alimentos gordurosos. Mas os fatores hormonais e genéticos são os maiores inimigos, de acordo com os médicos.— Pare de colocar a culpa somente no gás do refrigerante. Os fatores hormonais e hereditários são os verdadeiros vilōes no aparecimento da celulite. Muitos médicos, inclusive, não a consideram uma característica sexual secundária das mulheres. Nesses casos, as soluções e tratamentos são menos eficazes e não existe a cura, e sim o controle do problema - explica a dermatologista Vivian Amaral, especialista de estética médica pela Universidade Harvard, em Massachussets, nos Estados Unidos.
Ainda há muito o que avançar no combate à celulite, mas a guerra não está perdida. A fisioterapeuta Claudia Caldas indica alguns tratamentos e massagens terapêuticas que podem ajudar a melhorar o aspecto da pele. Segundo ela, esses tratamentos ativam a circulação sanguínea, aumentam a entrada de oxigênio no tecido e favorecem a quebra de gordura. Entenda como funciona:
Carboxiterapia
O aparelho injeta fluxo de gás carbônico para tratamento de celulite, gordura localizada, além de estrias, olheiras, queda de cabelo. "Por ser um tratamento que gera leves manchas roxas na pele, é recomendado o uso de protetor solar", alerta Claudia. Para um bom resultado, deve ser feito o mínimo de dez sessões.
Drenagem linfática
Tratamento com massagem suave e contínua, que atua no sistema linfático e favorece a circulação sanguínea. "A drenagem auxilia no tratamento da celulite, mas o indicado é complementar com a carboxiterapia. Também ajuda na retenção hídrica e inchaço. Mínimo de dez sessões.
Endermoterapia
É indicada para mulheres que estão com buraquinhos em excesso. O aparelho usado neste procedimento produz sucção e rolamento e, com isso, reduz a retenção de água e estimula a vascularização. Mínimo de dez sessões. "Tudo depende do estilo de vida que a pessoa leva. Se ela não fizer exercícios físicos, provavelmente vai precisar de muito mais que dez sessões", diz a fisioterapeuta. Além de combater a celulite, esse tratamento diminui a tensão muscular, elimina as toxinas do organismo, estimula a produção de colágeno na pele e diminui a flacidez.
Bambuterapia
A massagem de origem francesa, que utiliza um bambu, é feita com movimentos leves. Favorece a drenagem da região tratada, além de modelar e relaxar. Mínimo de dez sessões.
Massagem modeladora
Massagem com manobras firmes e fortes, que ativam a circulação sanguínea e favorecem um efeito modelador. "A massagem mais eficaz para tratar a celulite é a modeladora, pois é feita com movimentos mais rigorosos, facilitando a entrada de oxigênio na pele", diz. Mínimo de dez sessões.
Radiofrequência
Consiste no uso de laser especial que eleva a temperatura da pele de 36 a 42° C, aproximadamente, atingindo as camadas de colágeno e fibras musculares. A pele fica mais firme e uniforme, trazendo ótimos resultados.


Nenhum comentário: