3.07.2013

MAQUIAGEM E CABELOS


Mitos e verdades sobre maquiagem e cabelos
Veja o que é mito e o que é verdade quando se trata de maquiagem e cabelos!

Mitos e verdades sobre maquiagem e cabelos
Ah, as mulheres... Parece que quanto mais lindas elas estão, mais insatisfeitas elas ficam. É por isso que nenhum esforço é suficiente quando o assunto é beleza. Porém, alguns equívocos podem induzi-las ao erro. Confira algumas dicas da dermatologista Christiana Blattner da Clínica de Dermatologia e Tratamentos a Laser de Campinas/SP.
Maquiagem
Maquiagem prejudica a pele? Envelhece?
Não, mas alguns cuidados são indicados. É preciso escolher o produto de acordo com o seu tipo de pele. “Pessoas com pele oleosa devem usar maquiagem oil free, por exemplo”, sugere a médica, que aponta, inclusive, benefícios no uso da maquiagem. “A base acaba inclusive servindo como uma camada de proteção física ao sol, dificultando o aparecimento de manchas na pele”, informa Blattner.
Maquiagem definitiva pode ser apagada, mesmo se feita no contorno dos olhos?
Sim. Assim como removemos tatuagens de outras partes do corpo, também podemos desfazer os resultados da maquiagem definitiva, ou dermopigmentação, usando a tecnologia dos equipamentos a laser.
“A maquiagem definitiva é, na verdade, um tipo de tatuagem. Em alguns casos o organismo acaba absorvendo os pigmentos da maquiagem e ela muda de tonalidade. Isso, às vezes, faz com que a pessoa opte pela remoção a laser e o procedimento no consultório é rápido e tem bastante eficácia”, explica a especialista.
Cabelos:
Lavar os cabelos todos os dias enfraquece os fios?
Não. “Lavar os cabelos diariamente afeta positivamente os cabelos, pois reduz a oleosidade do couro cabeludo, que é um importante fator de queda dos fios”, explica a médica. Na hora de escolher os produtos, como xampu e condicionador, a ajuda especializada do médico pode fazer a diferença.
Cortar os cabelos faz com que cresçam mais rápido?
Cortar o cabelo não vai fazer com que ele cresça mais rápido. “A ponta dupla enfraquece os cabelos, por isso cortar com frequência elimina esse problema. Mas se você cortá-lo mais que 1 cm por mês, vai encurtá-lo, pois ele não cresce numa velocidade maior que esta. Cortar não faz crescer mais rápido nem parar de cair”, esclarece a dermatologista.
Calvície nas mulheres pode ser tratada?
Sim. Embora seja mais marcante e visível nos homens, a calvície também pode afetar as mulheres. Segundo Christiana Blattner, “nas mulheres, a alopecia - nome dado pela Medicina para o problema da queda de cabelos - muitas vezes começa a se manifestar na adolescência, quando ocorrem alterações hormonais, mas, por ser discreta, muitas mulheres não se queixam do problema nesse período. Após a menopausa, com novas alterações hormonais, o problema se agrava. Para o tratamento de alopecia podemos indicar medicações via oral, como suplementos nutricionais, tratamentos hormonais, xampus adequados, loções com princípios ativos para inibir a queda ou até mesmo tratamentos com laser que ajudam na melhor absorção dos medicamentos, recuperam a espessura dos fios e estimulam o crescimento de novos fios ”.

Nenhum comentário: