3.05.2013

Dom Odilo Pedro Scherer pode ser o Papa

D. Odilo está preparado para eleger e à disposição para ser eleito, diz irmão

Arcebispo de São Paulo é 1 dos 5 brasileiros que participarão do conclave.
Gaúcho de nascimento, Scherer cresceu e foi ordenado padre no Paraná.

Fernando Castro Do G1 PR
50 comentários
Dom Odilo Scherer é o grão-chanceler da PUC-SP (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)Dom Odilo Scherer é cardeal arcebispo de São Paulo (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)
Cotado, segundo parte da imprensa italiana, como forte candidato para suceder Bento XVI como Papa, o brasileiro Dom Odilo Scherer dedicou toda a vida à Igreja e ao trabalho com os mais humildes. O sétimo filho, de um total de 13, nasceu em 1949 em Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, mas com apenas dois anos de idade já havia se mudado com a família para Toledo, no oeste do Paraná, onde deu início à trajetória na Igreja Católica
Atualmente, Dom Odilo Scherer é Arcebispo da cidade de São Paulo e um dos 115 cardeais que irão participar da escolha do novo Papa, em conclave que ainda não tem data definida. O nome dele figurou em reportagens de jornais internacionais que apontam para uma articulação para escolher um nome da América Latina para o cargo de chefe da Igreja.
Dom Odilo foi criado cardeal, em 2007, por Bento XVI (Foto: Reprodução/RPC TV)Dom Odilo tornou-se cardeal em 2007 nomeado
por Bento XVI (Foto: Reprodução/RPC TV)
Para Flávio Scherer, irmão de Odilo, as especulações têm sido recebidas com muita cautela, tanto pelo cardeal, quanto pelos parentes dele. Flávio atribui a possibilidade a um trabalho que não se resume apenas à trajetória religiosa de Dom Odilo, mas também à tradição da família, bastante ligada à Igreja. “Desde pequeno ele teve essa vocação, mas nós temos também muitos religiosos, sacerdotes e bispos na família. O bom exemplo foi construído através das gerações, tem uma preparação toda, mas desde que ele decidiu efetivamente seguir essa carreira, nós demos toda a força”, disse Flávio em entrevista ao G1.
“Ele está preparado para ajudar a eleger o futuro Papa, e também está à disposição para ser eleito, mas sem essa pretensão."
Flavio Scherer
Apesar do contato sempre próximo com a religião, Odilo foi o único dos 13 irmãos que seguiu adiante na carreira religiosa após os estudos em seminários. O sétimo filho de pais de origem alemã estudou em diversas cidades do Brasil e do mundo, e viu os irmãos formarem-se agrônomos, médicos, professores, engenheiros, dentre outras profissões. “Ele sempre foi um grande defensor das causas da Igreja”, atesta o irmão Flávio.
Flávio contou que toda a família aguarda o conclave com expectativa, mas não apenas por Odilo ser um dos cotados a se tornar o novo Papa. Para eles, só o fato de o irmão participar de um processo dessa importância já é motivo de muito orgulho. “Ele está preparado para ajudar a eleger o futuro Papa, e também está à disposição para ser eleito, mas sem essa pretensão. Claro que seria uma honra, ter o dedo de Deus, de Jesus, diretamente indicando que é esse que Ele quer”, disse.
A hipótese de a fumaça branca do conclave anunciar o nome de Odilo é pensada como “remota”, e para Flávio aconteceria apenas se houvesse uma mudança de postura da Igreja em eleger um nome de fora da Europa. Por via das dúvidas, os familiares já estão providenciando documentos e passaporte para a Itália, mas Flávio garante que não há ilusão. “Quando for anunciado o nome, a posse já deve ser três dias depois. Então, pode ficar corrido. Ainda mais se for brasileiro – vai faltar passagem”, brincou.
Dom Odilo fala na Catedral da Sé (Foto: Carolina Iskandarian/G1)Dom Odilo fala na Catedral da Sé, em São Paulo (Foto: Carolina Iskandarian/G1)
Infância
A chegada da família Scherer ao Paraná coincidiu com a criação do município de Toledo, em 1951. Eles estiveram entre os pioneiros da cidade, que nasceu com a grande exploração de madeira para ser exportada. Mas o sustento dos Scherer vinha principalmente da agricultura. Neste processo, Odilo e os demais irmãos eram importantes para ajudar os pais na lavoura, mas Flávio garante que era por gosto que eles o faziam.  “Era uma tradição, os filhos de agricultores ajudarem os pais, mas a gente dava nossa contribuição  porque não admitíamos que o pai e a mãe trabalhassem no duro e nós ficássemos folgando”, lembra Flávio.
Esse contato com a agricultura despertou em Odilo grande parte da proximidade que ele possui com a natureza, algo que o cardeal procurou manter em todos os lugares onde esteve. “Por onde o Odilo passou, ele cultivou muitos hábitos – de ter sempre um pomar, hortas com produtos orgânicos. Isso faz parte do dia a dia dele, e esses hábitos de simplicidade nunca fizeram com que ele esquecesse a sua origem”, conta o irmão, que garante ainda que isso nunca impediu Odilo de conviver cm personalidades e a alta hierarquia da Igreja. “Ele estudou muito e aprendeu muitas línguas. Odilo viveu no interior da França e da Alemanha, aprendeu inglês na Irlanda, desenvolveu o espanhol, o italiano, e as línguas usadas na Igreja, como o latim, o grego e o hebraico”, afirmou Flávio.
Os estudos, aliás, foram sempre presentes na vida de Dom Odilo. Paralelamente à Igreja, o cardeal atuou como professor e reitor em diversas instituições de ensino e contribuiu com a formação de diversos jovens seminaristas. Com mestrado em Filosofia e doutorado em Teologia feitos em Roma, o cardeal exerceu ainda cargos importantes na Cúria da Igreja no Vaticano. “Ele trabalhou diretamente com João Paulo II, e os cardeais que hoje estão aí foram colegas de trabalho dele”, lembrou o irmão.
Flávio Scherer guarda diversas lembranças do irmão, que pode virar papa (Foto: Reprodução/RPC TV)Flávio Scherer guarda diversas lembranças do irmão, que pode virar papa (Foto: Reprodução/RPC TV)
Flávio lembra de um episódio no dia em que ele foi ordenado padre – 7 de dezembro de 1976. “No fim, teve os cumprimentos, e está lá o nosso vovô materno, Miguel, que na época tinha 77 anos. Ele se ajoelhou diante de Odilo e beijou a mão. O Odilo disse para ele se levantar, mas ele se negou, dizendo que aquelas mãos eram ungidas, sagradas, e que fariam um grande bem para muitas pessoas”, recordou Flávio.
O irmão de Odilo ainda guarda boas lembranças de atitudes do cardeal, que abriu mão das heranças do pai e da mãe em favor daqueles irmãos que cuidaram com mais proximidade de ambos, enquanto ele esteve morando longe em virtude das atribuições profissionais.
Confira a trajetória de Dom Odilo Scherer:
Presbiterado
A nomeação como presbítero ocorreu no dia 7 de dezembro de 1976, feita em Toledo por Dom Armando Círio. Na função, foi reitor e professor no Seminário Diocesano de São José, em Cascavel, entre 1977 e 1978, no Seminário Mãe da Igreja, em Toledo, entre 1979 e 1982, professor de filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo, entre 1985 e 1994, professor de teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, em 1985, Vigário Paroquial e Cura da Catedral Cristo Rei, de Toledo, entre 1985 e 1988, Reitor do Seminário Teológico de Cascavel entre 1991 e 1992, Reitor do Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja em 1993, Membro da Comissão Nacional do Clero da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil entre 1985 e 1988, membro da Comissão Teológica do Regional Sul II, entre 1992 e 1993, Oficial da Congregação para os bispos na Cúria Romana entre 1994 e 2001.
Família Scherer foi uma das pioneiras da cidade de Toledo, no Paraná (Foto: Reprodução/RPC TV)Família Scherer foi uma das pioneiras da cidade de Toledo, no Paraná (Foto: Reprodução/RPC TV)
Episcopado
A nomeação como Bispo-Titular de Novi e auxiliar de São Paulo veio no dia 28 de novembro de 2001. A Ordenação Episcopal de Dom Odilo Scherer foi sagrada pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo, no dia 2 de fevereiro de 2002, e a posse ocorreu no dia 9 de março do mesmo ano. A nomeação como o sétimo Arcebispo de São Paulo – a terceira maior Arquidiocese Católica Romana do mundo – aconteceu no dia 20 de março de 2007, feita pelo então Papa Bento XVI.
No episcopado, Scherer foi Bispo Auxiliar de São Paulo entre 2002 e 2007, secretário-geral da CNBB entre 2003 e 2007, secretário-geral adjunto da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em 2007. Atualmente, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e presidente da Regional Sul 1 da mesma entidade.
Cardinalato
No dia 27 de novembro de 2007, Odilo Scherer foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI, no Consistório de 2007, na Basílica de São Pedro. Entre os departamentos que compõem a Cúria Romana, ele é membro da Congregação para o Clero da Comissão Cardinalícia de Vigilância do Instituto para as Obras de Religiões, do XII Conselho Ordinário da Secretaria do Sínodo dos Bispos, do Pontifício Conselho para a Família, da Pontifícia Comissão para a América Latina, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
t

Nenhum comentário: