3.05.2013

Plástica: tudo que você deve saber antes de ir para mesa de cirurgia

por Natália Vizza


Você sabia que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de cirurgia plástica do mundo?
Estima-se que 629 mil cirurgias sejam realizadas por ano no país, perdendo apenas para os Estados Unidos. A saga pelo corpo perfeito tem levado muitos brasileiros para a mesa de cirurgia em busca da satisfação pessoal.
Apesar da facilidade de pagamento, novos métodos e procedimentos rápidos a preferência pela cirurgia pode ser arriscada e perigosa. “Sempre que se pensa em plástica, existe um tempo de amadurecimento da ideia. Por isso, é importante conversar com mais de um especialista antes de marcar a data definitiva. O cirurgião ideal e aquele recomendado pela Sociedade Brasileira  de Cirurgia Plástica, sem processos judiciais e de excelente reputação”, explica o cirurgião Munir Curi.
Além disso, os exames preparatórios servem para garantir melhor sucesso durante o procedimento e devem ser feitos para qualquer tipo de cirurgia. “Já operei o nariz, seios, fiz lipoaspiração e a próxima cirurgia será feita na pálpebra. Por isso, acho que os exames, o médico e um bom hospital formam um conjunto importante”, afirma a modelo Graciele Pedrito.
Tão importante quanto os exames preparatórios, o pós-operatório e o processo de cicatrização pedem um cuidado todo especial. O repouso e a retirada de pontos devem ser seguidos rigorosamente para que não fique nenhuma marca indesejada no corpo. “Os cuidados do paciente no pós-operatório são diferentes para cada cirurgia. Normalmente o cirurgião faz algumas recomendações que devem ser seguidas. Todo processo de edemas e esquimoses deve-se resolver em torno de 15 dias”, orienta Munir.
A principal função da drenagem linfática no pós operatório é eliminar os líquidos acumulados no organismo, para melhorar a circulação sanguínea. “A massagem diminui o inchaço, a fibrose, os edemas e ajuda principalmente no processo de cicatrização. Os resultados são tão positivos que muitas clientes continuam com o tratamento mesmo depois da cirurgia plástica. Além de eliminar o inchaço e a retenção de liquido, a técnica é usada para combater a celulite e a gordura localizada”, explica a esteticista Meire Alves Banaco.
A procura por uma forma física perfeita pede cuidados. Por isso, é importante lembrar que nenhum procedimento faz milagres. Uma cirurgia por mais simples que possa parecer necessita do acompanhamento de um especialista que possa compreender as expectativas do paciente e saber diferenciá-las das reais possibilidades que a cirurgia possa vir a oferecer.

Nenhum comentário: