3.06.2013

Dilma e volta a defender os royalties do petróleo para educação

Presidenta Dilma reforça pedido para que parlamentares aprovem o veto à lei dos royalties

BRASÍLIA - A presidenta Dilma Rousseff pediu desculpas três vezes para defender, em seu discurso, a destinação dos royalties do petróleo para a educação. Em um evento para anunciar investimentos em mobilidade urbana e saneamento em estados e municípios, Dilma aproveitou para reforçar a mensagem do governo, que luta no Congresso para que os parlamentares aprovem o veto presidencial à matéria que muda a distribuição da riqueza, atualmente nas mãos exclusivas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
- Vocês me perdoem, mas destinar os royalties do petróleo, as participações especiais e tudo o que o petróleo arrecadar, para a educação é condição para o país mudar de patamar. Eu vejo governadores fazendo excelentes projetos na área, por exemplo, de educação em tempo integral. Vocês vão me desculpar, mas se a gente não fizer isso, educação, vocês me desculpem, não é o terreno, não é construção, não é equipamento. É sobretudo salário para o professor, é professor capacitado, é esse país dar outra vez status para professor. Nenhum prefeito, nenhum governador vai dar status para professor com o orçamento que nós temos. Vamos botar os pingos nos is. Não dá - discursou.
 Os governantes resistem a amarrar os recursos do petróleo para um único fim, já que atualmente a verba pode ser usada para diferentes áreas. Na plateia havia 16 governadores. O Rio de Janeiro e o Espírito Santo, no entanto, enviaram a Brasília o seus vices, Luiz Fernando Pezão e Givaldo Vieira, respectivamente.

Nenhum comentário: