10.07.2013

DIET E LIGHT: AFINAL, VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA?

faixa_alimentacao.png
Diet e Light: Afinal, você sabe qual é a diferença?
Especialista acaba com dúvidas e dá dicas sobre opções que podem representar um verdadeiro erro na hora de meagrecer!

A gente fala tanto sobre dieta, receitas light, alimentos diet, que tais termos nos são extremamente familiares. Mas, afinal, você sabe realmente a diferença entre produtos diet e light, quais são os benefícios de ambos e as suas contraindicações? 
“O alimento diet atende as dietas com restrição de nutrientes como: carboidratos, proteínas, gorduras ou sódio e sua indicação é para pessoas que apresentam condições metabólicas específicas, como diabetes, intolerância a glicose (pré-diabetes) e hipertensão arterial”, explica a endocrinologista Tatiana Cunha (SP). 
Como exemplo, ela cita uma bebida diet, que possui um teor de açúcar menor que 0,5g/100 ml. Importante: diabéticos precisam ficar atentos ao rótulo, pois o produto pode conter frutose, glicose ou sacarose.
É muito comum os produtos serem utilizados com a finalidade de emagrecimento, porém, se lermos o rótulo a situação se agrava, pois ainda existem as gorduras. Eis o X da questão, eliminar peso com menos açúcar ou menos sódio e mais gordura?
“Precisamos ler os rótulos dos produtos, eles mencionarão a quantidade de gordura. Exemplo disso é o chocolate diet, isento de açúcar, contudo mais gorduroso e calórico que o produto normal. Fique atenta também a quantidade de adoçantes, sim, pois se são isentos de açúcar, algo teria que substituir tal ingrediente e, nesse caso, são os adoçantes”, destaca a especialista. 
Já o termo light é utilizado para produtos com baixo ou reduzido valor energético ou nutricional. Em alimentos sólidos, devem ter no máximo 40 cal/100g e em bebidas a proporção é de até 20 cal/100ml ou a redução mínima de 25% em calorias, em comparação com produtos similares. 
“A indicação desses produtos é para pessoas que desejam a perda de peso, mas atenção; atente-se aos excessos que poderão expressar uma quantidade de calorias ainda maior que os produtos normais”, explica.
Outro exemplo são os refrigerantes light, que em sua maioria podem também ser classificados como diet, pois é isento de açúcar. “Lembre-se de que os excessos são prejudiciais, pois até mesmo o chocolate mais saudável, os feitos a partir da alfarroba, podem trazer malefícios à saúde”

Nenhum comentário: