10.11.2013

Umectação da madeixas


O que seria umectação capilar?

É quando você banha os seus fios com óleos, e deixa agir nos fios, com a finalidade de que os fios absorvam os benefícios que os óleos trazem. Lembre-se: devemos usar apenas os óleos vegetais. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais, em farmácias... Observe sempre os benefícios que cada óleo apresenta no rótulo e use isso a seu favor.

A umectação é indicada em quais situações?

Você pode optar em fazer umectações quando sentir um excesso de porosidade, pontas extremamente ressecadas, cabelo sem vida, sem forma. Está seguindo corretamente o cronograma e quer dá um choque de nutrição aos seus fios.

Como devo fazer?

Seus cabelos devem estar limpos ou sujos (tem pessoas que preferem com os fios sujos e secos), daí você vai passar o óleo em toda a extensão do cabelo. Aguarde um período de mais ou menos 3h (tem pessoas que preferem passar à noite e dormir com o óleo nos fios). Em seguida lave com shampoo, finalize com a sua máscara e feche as cutículas com um condicionador. Se tiver a raiz oleosa evite passar o óleo diretamente na raiz, nesse caso utilize apenas no comprimento dos fios.
Na Índia a verdadeira umectação serve para massagear o couro cabeludo, sendo assim ele passará a absorver o óleo e ajudará a manter a oleosidade natural dos fios. Essa massagem também auxilia no crescimento dos cabelos, então se você está com dificuldades para que seu cabelo se desenvolva, pode fazer uma boa massagem durante a umectação.

Quais óleos posso usar?
  • Óleo de rícino: pode ser utilizado no couro cabeludo, auxilia no crescimento;
  • Óleo de coco: rico em ácidos graxos e vitamina e. Restaura a estrutura dos fios, proporciona equilíbrio aos fios danificados. É indicado para fios ressecados e combate o frizz;
  • Óleo de jojoba: para qualquer tipo de cabelo. Dá brilho, combate a caspa e a queda. Boa opção para quem tem o couro cabeludo oleoso;
  • Óleo de abacate: rico em vitaminas A e E. Inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, garantindo assim hidratação e nutrição profunda aos fios;
  • Azeite de oliva extra virgem: tem propriedade emoliente, confere brilho e hidratação aos fios. 
 Qual a frequência de uso?

Isso vai depender do estado do seu cabelo, mas o ideal seria ao menos uma vez ao mês.

Complementando o post de Mariana :

Como fazer Umectação Corretamente?

Oi meninas,eu vi esse post ontem em um grupo e achei muito importante compartilhar com vocês essas informações. Muitas meninas reclamam que a umectação capilar não funciona, mas você tem feito isso corretamente?
Antes de continuar, quero dizer que estou muito feliz que recuperamos o blog. Quem nos acompanha na Fan Page sabe do sofrimento e angústia que foi a última noite quando o nosso blog foi hackeado e estava fora do ar. Perdemos muitas postagens antigas, comentários e imagens, mas pelo menos estamos aqui! Não é mesmo? E isso só me motiva a continuar cada vez mais! :-) Agora vamos a umectação…
Essa história de umectação começou com as indianas que fazem a prática a milênios, passando a técnica de mãe para a filha. Já viram o quanto o cabelo delas é comprido, brilhoso e sedoso? Claro que  a genética e o estilo de vida (alimentação, qualidade de vida, etc) influenciam e muito, mas um dos segredos das indianas é a umectação capilar, ou popularmente conhecido, o banho de óleo.
omo fazer oleo de cenoura
Quem tiver dúvidas em que parte do Cronograma a umectação entra, clique em Cronograma Capilar.
Todas vocês já devem estar cansadas de ouvir sobre os benefícios da umectação, mas o que quero mostrar aqui hoje é algo que quase ninguém nunca se fala. Alguns meses atrás quando comecei a pesquisar sobre umectação, logo entendi que o principal da umectação era a raiz e não o comprimento.
Isso acontece porque os óleos serão absolvidos pelo couro cabeludo e de nada adianta se concentrar nas pontas, já que os óleos agem apenas ‘’ensebando’’. mas sem contribuir em nada para a saúde do cabelo.
‘’- Mas Letícia, eu sempre fiz assim e meu cabelo fica super brilhoso e mais encorpado!’’ Sim! O meu também fica no comprimento muito mais brilhoso e gostoso de se pegar, isso porque quanto mais você ‘’enseba’’ ele com óleos, mais pesado e brilhoso ele vai ficando. Não existe nenhum mal fazer isso, aliás é ótimo para dar uma vitalidade no visual do cabelo.No entanto, é apenas um efeito passageiro, você não está tratando o seu cabelo.
A grande questão que quero levantar é sobre a massagem no couro cabeludo. Para entender a sua necessidade na umectação, é preciso saber que o cabelo é constituído de células mortas, ou seja, a partir da hora que ele sai da sua cabeça, ele está morto. Ele é incapaz de absolver vitaminas e nutrientes, mas o seu couro cabeludo consegue.
Sendo assim, a única forma da sua umectação com óleos enriquecidos realmente tratar o cabelo é massageando o couro cabeludo.
oleo de coco para cabelos

Como fazer umectação capilar corretamente?

  1. Concentre o óleo na raiz do seu cabelo. Isso não significa que vai derramar literalmente o óleo e ficar toda encharcada, principalmente se já tem a raiz oleosa e o óleo é denso (como de coco). Mas passe o suficiente para fazer uma massagem.
  2. Massageie com as pontinhas dos dedos (não é com as unhas) em forma circular. Faça movimentos repetitivos por 10 minutos.
  3. Vá puxando o óleo para a extensão do seu cabelo.
  4. Deixe agir por 2 horas.
Você pode fazer esse procedimento quantas vezes quiser, eu costumo fazer pelo menos 2x na semana. Quanto mais você massagear o seu couro cabeludo, melhor será o resultado.
oleo vegetal
A massagem no couro cabeludo (e falaremos disso em um post exclusivo) ajuda na circulação sanguínea, fazendo com o que seu cabelo cresça mais rápido. Além disso, leva para o seu organismo os nutrientes e vitaminas encontrados no óleo que esteja usando. O tratamento é indicado para:
  • Crescimento do Cabelo;
  • Dar mais vitalidade aos fios;
  • Tratar cabelos fracos.
Como o óleo deve ser vegetal (100% puro) não haverá tantos problemas com oleosidade. Já sabemos que ele sai com água e o uso de shampoo ou mesmo um creme leve, como o Yamasterol.
Neste video (vi na Café com Chai), gravado na India, mostra como eles fazem a massagem, claro que vamos adaptar isso a nossa necessidade e realidade.

Nenhum comentário: