6.02.2014

Excessos nas manifestações durante a copa

Ministério Público cria gabinete de crise para a Copa do Mundo

Segundo PGR, objetivo é atuar em caso de 'excessos' nas manifestações.
Ministro da Justiça e ministérios públicos estaduais irão compor gabinete.

Do G1, em Brasília
 O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante sessão de julgamento de recursos do mensalão (Foto: Nelson Jr./SCO/STF) 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot,
coordenará gabiente de crise da Copa do Mundo.
(Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, criou nesta segunda-feira (2) gabinete de crise para a Copa do Mundo que terá o objetivo de monitorar as eventuais manifestações durante o Mundial e acionar a Justiça, caso seja necessário. A instalação do colegiado do Ministério Público foi autorizada por meio de uma portaria publicada na edição desta segunda do "Diário Oficial da União".
De acordo com a portaria, irão integrar o gabinete de crise o próprio procurador-geral da República , os procuradores-gerais de Justiça das unidades da federação que irão sediar a Copa e representantes do Ministério Público Militar. A norma prevê ainda que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fará parte do colegiado, além de um membro do Conselho Nacional do Ministério Público.
Na última quarta-feira (28), Janot havia declarado na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, que criaria o gabinete em conjunto com outros órgãos públicos  e que a intenção é atuar em caso de "excessos" durante os protestos que ocorrerem durante a Copa.
"Nós estamos constituindo um gabinete de crise que vai envolver Ministério Público Federal, ministérios públicos estaduais e o Ministério da Justiça para que a gente possa, em conjunto com os demais atores, como juízes, defensores e policiais, ter atuação pronta no caso de excessos nessas manifestações, de um lado e de outro", disse.

A portaria não especifica quais serão as atribuições do colegiado ou em quais situações e de que forma o gabinete deverá atuar.

Nenhum comentário: