6.01.2014

Netanyahu faz apelo para mundo não reconhecer novo governo palestino

Primeiro-ministro israelense classifica Hamas como organização terrorista.
Novo governo sob pacto de Fatah e Hamas será anunciado na segunda (2).

Da Reuters
Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu durante fala neste domingo (1º) (Foto: Dan Balilty/Pool/Reuters) 
Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu durante fala
neste domingo (1º) (Foto: Dan Balilty/Pool/Reuters)
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fez um apelo neste domingo (1º) contra decisões de reconhecer o novo governo palestino a ser anunciado sob o pacto de união entre os grupos Fatah e Hamas.
Israel e o Ocidente classificam o Hamas como uma organização terrorista e não têm relações oficiais com o movimento, que defende a destruição do Estado judeu.
"Peço a todos os elementos responsáveis ​​da comunidade internacional que não se apressem em reconhecer um governo palestino que tem o Hamas como parte dele e que depende do Hamas", afirmou Netanyahu, que classificou a nova administração seria uma fachada para o grupo islâmico, segundo o gabinete do premiê.
Mas o presidente palestino, Mahmoud Abbas, cujo partido Fatah assinou um acordo de reconciliação com o Hamas em abril, disse que o novo governo a ser anunciado na segunda-feira (2) será composto por ministros sem filiação política.
"O Hamas é uma organização terrorista que prega a destruição de Israel. A comunidade internacional não deve abraçá-lo. Isso não reforça a paz, isso fortalece o terror", disse Netanyahu em declarações públicas na reunião de gabinete.
Israel congelou as negociações de paz com Abbas mediadas pelos Estados Unidos quando o acordo de unidade foi anunciado em 23 de abril.

Nenhum comentário: