6.19.2014

Mais Médicos proporciona 39% de aumento das consultas nas UBS no Ceará

Na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Joaquim, no município de Morada Nova, no Ceará, aguardava o agricultor Antônio Heliébio, 37 anos. Ele estava com um problema na pele que, até então, não tinha diagnóstico. “Eu estava muito agoniado por causa desse problema, mas graças à médica da UBS a mancha já diminuiu bastante, estou aliviado”, diz. Heliébio é um dos milhares de cearenses que estão tendo a rotina e o estilo de vida transformados por meio do programa Mais Médicos.
Em menos de um ano da implantação do programa no Ceará, houve aumento de 38,7% nas consultas de cuidado continuado e 59% nos atendimentos de urgência. Os números no estado também incluem 59% a mais nos atendimentos de urgência, 50% no tratamento de usuários de álcool, 46,5% na saúde mental e 67,5% no atendimento de hipertensos. “A médica me tranquilizou bastante, resolveu o problema. Ela passou a medicação e a pomada corretas, é muito boa mesmo”, destaca o agricultor.
A médica que atendeu o agricultor é a cubana Jane Gonçales de Sousa, 42 anos, que por meio do programa tem a oportunidade de mudar a realidade da saúde dos moradores de Morada Nova. Especializada em Medicina da Saúde e Família, tem no currículo a experiência de trabalhar no continente africano e na América do Sul, na Tanzânia e na Venezuela, respectivamente, atuando três anos em cada, onde conviveu com diferentes comunidades e se especializou no tratamento da família. “Gosto de trabalhar com a população, um bom médico de família conhece muito bem a realidade e a vida deles”, destaca.
Irislândia Bertoso de Oliveira tem 17 anos e estava com lesões na mão e no pé. Ela comemora o atendimento rápido e de qualidade. “Ela é nota 10, não tenho nada a reclamar, o atendimento foi super bom. Espero que ela fique um bom tempo aqui”. Ao lado de Irislândia está a também jovem Francisca Eliane Rodriguez, de 18 anos, que concorda com a amiga. “A médica é legal demais. Fico muito mais segura para ser mãe, me sinto mais preparada. Meu bebê estava vomitando e com febre, ela passou todos os medicamentos e ele melhorou”, diz.
Para a médica Jane Gonçales de Sousa, o Programa Mais Médicos está atingindo seu objetivo de levar médico para lugares mais longes e em áreas de carência de saúde. “O principal é isso, é atender o povo que mais precisa de atenção e dessa forma penso que está sendo muito positivo desde que chegamos. Os municípios já possuem médicos e estão colhendo resultados positivos para a população”, destaca.
Em Fortaleza, as histórias de casos exitosos se repetem. A médica cubana Diamela de La Cruz, formada em Medicina Geral e Integral desde 1998, teve a oportunidade de trabalhar dois anos no país latino-americano, Venezuela. Ela destaca que, quando chegou ao local, a população não se sentia segura. “Havia um número menor de médicos e agora com a presença dos novos médicos, eles estão se sentindo mais seguros, assistidos. São vários casos de pacientes que dizem que estava com o problema há muito tempo e se não fosse a minha presença não estaria curado agora. E isso não é só comigo, os outros médicos também compartilham várias experiências”, orgulha-se a médica.
O motorista Alex Sousa da Silva, de 26 anos, está realizado com o atendimento da médica. “Eu estava sentindo umas dores abdominais, com muita vontade de vomitar. Ela conseguiu achar o problema bem rápido. O atendimento foi excelente. Ela não trabalha só na doença, mas também sabe dar conselhos e dicas de saúde. O atendimento é nota 10”, avalia.


Fonte: Agência Saúde

Nenhum comentário: