6.18.2014

O BRASIL VISTO PELOS ESTRANGEIROS ( PESQUISA IBOPE)

Pesquisa do Ibope com formadores
de opinião estrangeiros mostra
a imagem do Brasil




Pesquisa feita pelo Ibope com 592 formadores de opinião no Japão, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Argentina. Segundo o levantamento, o Brasil de hoje é financeiramente estável, tem um parque industrial sólido e desenvolvido e uma economia robusta.  A má distribuição de renda, é revelada pela  pesquisa como um problema que está sendo resolvido.  A percepção geral que se tem do Brasil lá fora é muito positiva, o que explica o volume de investimentos que recebemos anualmente do mundo todo, diz Antônio Bornia, vice-presidente do Bradesco. "Para avaliar o país com justiça, no entanto, é preciso considerar o trabalho sólido desenvolvido nos últimos anos", diz Bornia.
A pesquisa do Ibope, realizada no mês passado, tem uma imagem bastante positiva no exterior. Quando comparado aos vizinhos latino-americanos, o Brasil é o país mais lembrado espontaneamente pelos entrevistados. Nesse quesito, os americanos colocam o Brasil à frente do próprio México, país com o qual os Estados Unidos mantêm intensa atividade econômica e compartilham de uma privilegiada fronteira territorial. Embora a agricultura moderna tenha sido nos últimos anos a locomotiva da economia brasileira, é a indústria que projeta no exterior uma imagem de supremacia. Para 44% dos entrevistados, o setor industrial é a principal atividade econômica nacional. "O Brasil de hoje é referência mundial nos setores de aviação, celulose, siderurgia e alumínio", diz o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, que preside um dos maiores grupos siderúrgicos do país. 
 Quando os pesquisadores perguntaram aos entrevistados estrangeiros como eles posicionariam o Brasil entre as economias emergentes do mundo, as exportações brasileiras no comércio mundial melhorou muito nos últimos dez anos.
  O Brasil vive uma democracia plena há pelo menos doze anos, e é visto pelos estrangeiros como um país de ambiente político estável. Ele aparece em quinto lugar no quesito "estabilidade política", – atras da  China, Coréia do Sul, México e do Chile. A pesquisa revela que o país lá fora vai muito bem. Para os entrevistados, 56% das notícias que leem sobre o Brasil exaltam as qualidades do país e de seu povo. Um dos maiores geradores de notícias positivas sobre o Brasil são suas empresas com forte atuação nos mercados estrangeiros. É o caso da Petrobras, que na pesquisa lidera a lista das companhias brasileiras mais conhecidas dos entrevistados, Embraer, Companhia Siderúrgica Nacional, Hering e Sadia são outras líderes de exposição positiva no exterior. O Brasil fica atrás da Coréia do Sul, da China e do Chile na percepção dos estrangeiros ouvidos pela pesquisa sobre o grau de justiça social do país. Para 15% dos entrevistados, porém, mesmo sendo ainda uma sociedade de riqueza altamente concentrada, o Brasil conseguiu melhorar muito sua distribuição de renda.  A pesquisa mostra com clareza que o Brasil real é mais atraente e firme que aquele país virtual crivado de perigos que aparece atualmente no radar do mercado financeiro internacional.


 




 

Nenhum comentário: