6.20.2014

A GRANDE ZEBRA

Sensação, Costa Rica surpreende Itália e mantém 100% na Copa

Resultado também eliminou a Inglaterra do Mundial

Terra

000_DV1776547.jpg
A Costa Rica já pode ser considerada, de longe, a grande surpresa da Copa do Mundo de 2014. No considerado “Grupo da Morte”, a seleção da América Central não se intimidou e derrotou, em sequência, dois campeões mundiais. Nesta sexta-feira, a vítima da vez na Arena Pernambuco foi a Itália: com vitória por 1 a 0, os costarriquenhos se classificaram com uma rodada de antecedência na chave que conta também com Uruguai e Inglaterra.
É a segunda vez em apenas quatro participações que a Costa Rica avança de fase – a primeira havia sido em 1990, quando passou ao lado do Brasil em um grupo que também contava com Escócia e Suécia. O feito gigante e histórico alcançado pelos costarriquenhos ainda causa uma vítima: a campeã mundial Inglaterra já está matematicamente eliminada do Mundial.
 
Mesmo com uma seleção já classificada, a última rodada reserva uma grande emoção no Grupo D: Uruguai e Itália, com três pontos cada, se enfrentarão pela segunda vaga da chave. A surpreendente líder Costa Rica, com seis pontos, pega a eliminada Inglaterra, que não somou nenhum até aqui.
 
A primeira etapa do duelo demorou a esquentar no calor recifense. Após uma ameaça de vaias do público em Pernambuco, o jogo começou a ganhar bons lances. Primeiro, foi Balotelli, que recebeu lançamento perfeito de Pirlo, mas tocou mal na saída do goleiro adversário – o atacante voltou a parar no arqueiro adversário em lance um minuto mais tarde.
 
Aos 42min do primeiro tempo, a Costa Rica reclamou de um lance de grande polêmica. Campbell arrancou no campo de ataque e foi ao chão ao tentar driblar um adversário – o árbitro, longe do lance, nada deu. Os costarriquenhos, mesmo assim, conseguiram abrir o placar antes do intervalo: no minuto seguinte, Diaz fez ótimo cruzamento, que encontrou a cabeça de Ruiz – a marcação do gol foi auxiliada pela tecnologia.
 
O segundo tempo tinha a promessa de voltar quente após uma grande discussão na saída das equipes para o intervalo. Com Cassano no lugar de Thiago Motta, a Itália voltou mais ofensiva, mas mesmo assim pouco criou contra a então considerada frágil Costa Rica. Em uma etapa final de ataque contra defesa, os costarriquenhos souberam controlar o adversário e sofreram poucos sustos para conquistar o histórico resultado. 
 
Ao apito final do árbitro, a emoção tomou conta do gramado do Recife. Jogadores e comissão técnica se abraçaram, muitos deles chorando copiosamente. A festa ficou completa com os poucos torcedores da seleção da América Central no estádio, que ganharam a simpatia e os aplausos do público local.

Nenhum comentário: