6.16.2014

Verde e amarelo, sushi brasileiro é feito com couve e mandioca em SP


Receitas criadas por farmacêutico são sugestão para jogos da Copa.
Petiscos nas cores da bandeira do Brasil prometem fazer sucesso.

Michel Montefeltro Do G1 Ribeirão e Franca
O farmacêutico Maurílio Cazarim criou uma série de pratos que podem ser preparados para os jogos da Copa (Foto: Michel Montefeltro/ G1)Maurílio Cazarim criou pratos especiais para acompanhar jogos da Copa (Foto: Michel Montefeltro/ G1)
Que tal reunir os amigos para torcer pelo Brasil durante os jogos da Copa do Mundo e preparar uma receita diferente? Para agradar os convidados, o farmacêutico Maurílio Cazarim, de 30 anos, morador do Parque Ribeirão, Zona Oeste de Ribeirão Preto (SP), criou alguns petiscos que misturam a arte da cozinha japonesa com ingredientes bem conhecidos dos brasileiros.
Cazarim conta que o interesse pela culinária começou quando era ainda criança. Segundo ele, aos 7 anos, gostava de fazer brigadeiro e palha italiana. Atualmente, um pouco mais velho, o pesquisador ficou craque em preparar delícias que já são conhecidas, como o mousse de maracujá e a massa de pizza, para saborear com os amigos e os familiares.
Em clima de Copa do Mundo, o farmacêutico mostrou ao G1 uma série especial de quitutes, que misturam a comida japonesa com a brasilidade de produtos encontrados, principalmente, na cozinha mineira. Cazarim preparou três diferentes receitas que podem servidas como petisco durante o mundial, os sushis brasileiros: de torresmo, de costela e de calabresa. Para acompanhar, abobrinha gratinada com queijo e maionese tingida de azul, e suco de inhame com limão.
“Em uma das copas, eu vi uma receita parecida com essa, mas era uma espécie de farofa de torresmo e a alga japonesa. Aí eu tive a ideia de mudar os ingredientes para ficar um prato mais mineiro. O amarelo da mandioca com o verde da couve vira algo legal para a copa, fica nas cores do Brasil”, diz.
O farmacêutico faz questão de preparar tudo, inclusive o torresmo – que já é famoso entre os amigos e familiares. Para abrir o apetite, Cazarim garante que o melhor é uma dose da boa cachaça mineira.
Acompanhe abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo de todos os pratos.
Receitas são ideias para servir aos amigos durante os jogos (Foto: Michel Montefeltro/ G1)Receitas são ideias para servir aos amigos durante
os jogos da Copa (Foto: Michel Montefeltro/ G1)
Sushi de torresmo
Ingredientes e modo de fazer:
800g de barriga de porco
2 colheres de sopa de alho amassado
1 limão
sal a gosto
350g de mandioca
folhas de couve

Corte a barriga de porco em tiras, deixando as camadas de pele, um pouquinho da gordura e da carne. Limpe as extremidades para tirar os excessos, tempere os pedaços e aguarde duas horas para o tempero pegar.
Em uma panela funda aqueça o óleo e coloque as tiras com a parte da pele para baixo. Deixe fritando por 10 minutos, sem mexer, depois vire para que todos os lados estejam dourados. O processo todo leva em média 50 minutos. Nos últimos cinco minutos de preparo, despeje o caldo de um limão com um pouco de água e sal dentro da panela. Retire as tiras e leve-as ao freezer até congelá-las. Quando for preparar a receita, frite-as novamente para pururucar.
Cozinhe a mandioca, amasse-a bem, e reserve. Retire os talos das folhas de couve e cozinhe-as por cerca de 20 minutos. Em seguida, coloque a couve em uma redinha de bambu japonesa, passe uma camada da mandioca amassada e coloque os pedacinhos de torresmo. Enrole a folha e feche-a com manteiga derretida. Depois é só cortar em pedaços para fazer os sushis.
Para enrolar os sushis, Maurílio usou uma rede de palha típica da culinária japonesa (Foto: Michel Montefeltro/ G1)Para enrolar sushis, farmacêutico usa esteira típica
da culinária japonesa (Foto: Michel Montefeltro/ G1)
Sushi de costela com cenoura
Ingredientes e modo de preparo:
600g de costela de boi sem osso
1 colher de sopa de alho
folhas de couve cozida
350g de mandioca
1 cenoura cozida cortada em palitos
pimenta-do-reino
folhas de louro

Tempere a carne com o alho, um pouco de pimenta-do-reino e as folhas de louro. Coloque a costela na panela de pressão com água e um pouco de óleo e deixe por mais ou menos 40 minutos. Quando estiver pronta, corte-a em pedaços e faça o sushi da mesma forma que o de torresmo.
Sushi de calabresa com queijo
Ingredientes e modo de fazer:
2 linguiças calabresas
200g de queijo gouda ou muçarela apimentada
folhas de couve cozida
350g de mandioca

Corte a linguiça em quatro palitos e frite-a em óleo de soja. Depois, retire da panela, deixe escorrer um pouco do óleo e corte o queijo em palito. O preparo do sushi é igual ao de torresmo.
Abobrinha gratinada
Ingredientes e modo de preparo:
2 abobrinhas
queijo muçarela
maionese
corante comestível na cor azul

Cozinhe a abobrinha na água com um pouco de sal. Em seguida, corte-a em rodelas e frite na manteiga com um pouco de azeite. Depois corte as fatias de queijo em losango e coloque por cima. Pegue a maionese e misture com duas gotas do corante, e coloque em cima do queijo para parecer a bandeira do Brasil. Leve ao forno para gratinar.
Os sushis são uma boa opção para servir de entrada aos convidados (Foto: Michel Montefeltro/ G1) 

Nenhum comentário: