7.16.2014

Fome oculta: saiba o que é e conheça 8 sinais de que você pode sofrer com ela

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas tem deficiência de vitaminas e minerais. Entenda esse problema e conheça os sintomas de que algo importante pode estar em falta no seu organismo.

Atualizado em 4/7/2014 Por Luiza Monteiro
Imagem 1 de 9
  • Mulher comendo um prato de salada
  • Mulher na cama olhando para o relógio
  • Mulher sentada no sofá assoando o nariz
  • Mulher com as mãos na cabeça
  • Mulher olhando a escova de cabelo
  • Mulher deitada na cama
  • Mulher olhando doce na geladeira
  • Mulher sentada no vaso sanitário
  • Mulher no dentista

O que é fome oculta?

Esse termo diz respeito à carência não explícita de um ou mais micronutrientes - grupo que engloba as vitaminas e os minerais. Isso significa que você pode estar com deficiência de cálcio, ferro ou vitaminas do complexo B, por exemplo, e não perceber. "Não encontramos sinais clássicos de desnutrição, o que dificulta o diagnóstico", explica a nutricionista Andréa Ramalho, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


A origem do problema

"A fome oculta ocorre principalmente devido à dificuldade que encontramos, na nossa alimentação, de ingerir todos os micronutrientes", revela o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). E isso se deve ao fato de os nossos hábitos alimentares serem, em geral, pobres em frutas, verduras e legumes e ricos em itens industrializados. Segundo a pesquisa Manifesto do Corpo Saudável, desenvolvida pela Abran, em parceria com a farmacêutica Pfizer, apenas um em cada três brasileiros ingerem as porções diárias recomendadas de alimentos saudáveis. Em contrapartida, 47% declaram consumir produtos industrializados mais de três vezes por semana.


Consequências

A carência de vitaminas e minerais, no longo prazo, pode trazer males como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. No dia a dia, a fome oculta pode ser a causa de problemas que interferem bastante na rotina, mas que você nem imagina que tenham relação com os alimentos que coloca no prato. O estudo da Abran e da Pfizer aponta oito deles. Confira a seguir.

Foto: Getty Images
Links Patrocinados

Nenhum comentário: