7.18.2014

Escritor João Ubaldo Ribeiro morre no Rio de Janeiro


Dono da cadeira  34 da ABL, acadêmico morreu em casa vítima de embolia pulmonar, na madrugada desta sexta

O Dia
Rio - O escritor João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira, em sua residência no Leblon, na Zona Sul. Sétimo ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras, o imortal e acadêmico escreveu mais de 20 livros, publicados em 16 países. Ele morreu vítima de uma embolia pulmonar
Nascido em Itaparica, na Bahia, João Ubaldo é autor de diversos clássicos da literatura brasileira, como "Sargento Getúlio", "O Sorriso do Lagarto", "A Casa dos Budas Ditosos" e "Viva o Povo Brasileiro", entre outros. Em 2008, o escritor conquistou o Prêmio Camões, concedido pelos governos de Portugal e do Brasil, para autores que contribuem para o enriquecimento da língua portuguesa.
João Ubaldo Ribeiro com as humoristas do jornal O Grelo Falante, na época do lançamento do livro Luxúria - A Casa dos Budas Ditosos
Foto:  Arquivo / Agência O Dia
O escritor também venceu, por duas vezes, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Em 1972, conquistou o Jabuti de Melhor Autor, por "Sargento Getúlio". Em 1984, venceu na categoria Melhor Romance, por "Viva o Povo Brasileiro".
João Ubaldo se formou em bacharel de Direito, em 1962, mas nunca exerceu a profissão. Ele foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador, além de jornalista. Seu primeiro livro foi "Setembro não Tem Sentido", lançado em 1968.
Em 1993, entrou para a Academia Brasileira de Letras, sucedendo Carlos Castello Branco. O corpo do escritor, que era casado e tinha quatro filhos, deve chegar por volta das 10h na ABL, onde será velado, e o sepultamento será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: