7.19.2014

Primeira Infância e a Formação do Cérebro


As Experiências na Primeira Infância e a Formação do Cérebro

Primeira Infância têm impacto prolongado sobre a estrutura do cérebro em formação. A carga genética funciona como a planta para uma construção, ela indica o que será construído,  mas são as experiências que determinam como a construção do cérebro se dará e se ele formará uma base sólida para aprendizado, comportamento e saúde, ao longo de toda a vida.
É na Primeira Infância que os neurônios criam conexões para se comunicarem entre si. Os circuitos e as conexões se multiplicam conforme são utilizados. O ambiente e as experiências influenciam diretamente na multiplicação desses circuitos e conexões. De acordo com esses estímulos, aqueles mais usados se fortalecem e se tornam permanentes. Em contrapartida, os menos exigidos desaparecem naturalmente.
Os circuitos mais estimulados formam uma espécie de autoestrada, na qual os impulsos percorrem muito mais rapidamente as áreas do cérebro.  Os circuitos mais simples são estabelecidos primeiro e só depois estarão prontos para permitir o surgimento dos mais complexos, responsáveis pelas emoções, habilidades motoras, controle do comportamento, lógica, linguagem e memória.
É bom lembrar que todos esses processos acontecem no início do desenvolvimento da criança, que, através dos estímulos que recebe, forma conexões fortes que percorrem todas as áreas do cérebro, que funciona totalmente interligado. As habilidades não são, portanto, isoladas. Para que se tenha uma, é necessário que as demais a complementem.
 Fotos: Leo Sanches
 

Nenhum comentário: