É na Primeira Infância que os neurônios
criam conexões para se comunicarem entre si. Os circuitos e as conexões
se multiplicam conforme são utilizados. O ambiente e as experiências
influenciam diretamente na multiplicação desses circuitos e conexões. De
acordo com esses estímulos, aqueles mais usados se fortalecem e se tornam permanentes. Em contrapartida, os menos exigidos desaparecem naturalmente.
Os circuitos mais estimulados formam uma
espécie de autoestrada, na qual os impulsos percorrem muito mais
rapidamente as áreas do cérebro. Os circuitos mais simples são
estabelecidos primeiro e só depois estarão prontos para permitir o
surgimento dos mais complexos, responsáveis pelas emoções, habilidades
motoras, controle do comportamento, lógica, linguagem e memória.
É bom lembrar que todos esses processos
acontecem no início do desenvolvimento da criança, que, através dos
estímulos que recebe, forma conexões fortes que percorrem todas as áreas
do cérebro, que funciona totalmente interligado. As habilidades não
são, portanto, isoladas. Para que se tenha uma, é necessário que as
demais a complementem.
Fotos: Leo Sanches
..desenvolvimento infantil.blog.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário