7.14.2014

Entenda a importância de elementos da tabela periódica na alimentação

 Nutrientes essenciais ao corpo.
Ferro, cálcio, zinco, manganês, magnésio e potássio são alguns exemplos.

Do G1, em São Paulo
Substâncias que estão presentes na tabela periódica, mas também nos alimentos, e são essenciais para a saúde e para o corpo humano: Ferro, cálcio, zinco, sódio, manganês, magnésio e potássio são alguns exemplos desses elementos, como explicaram a nutricionista Cynthia Antonaccio e o químico Luis Fernando Pereira. No caso do ferro, o químico explicou que a substância encontrada no alimento tem uma pequena diferença de carga da encontrada em uma panela, por exemplo.
Presente no feijão, arroz e carnes vermelhas, o ferro é importante para a formação de glóbulos vermelhos, que ajudam a levar o oxigênio pelas células. A deficiência desse nutriente pode levar à anemia por falta de ferro e, nesse caso, é fundamental procurar ajuda para suplementar a dieta. O químico Luis Fernando Pereira falou ainda sobre as diferenças entre cozinhar na panela de ferro, aço inoxidável ou alumínio - em relação à panela de ferro, há um estudo que mostra que ela é capaz de liberar um pouco do ferro 2, da hemoglobina, mas isso não chega a ser um tratamento para a anemia.
Anemia (Foto: Arte/G1)
Há ainda o cálcio, fundamental para a saúde dos ossos, porque ajuda a prevenir problemas como a osteopenia e aa osteoporose, por exemplo. A recomendação é ingerir 1.000 mg ao dia ao longo da vida, o que equivale a mais ou menos 4 copos de 200 ml. Para quem não gosta de leite, há como substituir por iogurtes e queijos, por exemplo. Os especialistas destacaram também outros elementos essenciais como o zinco, presente nas carnes, que faz bem para o sistema imunológico; e o manganês, presente no açaí, que atua também na formação óssea.
O químico destacou ainda a importância de outro metal muito presente no dia a dia das pessoas: o alumínio. Por ser mais resistente que o ferro, ele tem a vantagem de não enferrujar, além de ser mais leve e mais barato. Por isso, o alumínio é bastante usado principalmente para preparar carnes no bafo, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin (veja no vídeo abaixo). É possível ainda preparar um frango no bafo - confira a receita.
Ingredientes
Coxas e sobrecoxas desossadas com pele
Palmito pupunha
Abobrinha
Cenoura
Vinho branco
Limão siciliano (amarelo)
Limão taiti (verde)
Gengibre
Tomilho
Sal
Azeite
Óleo de gergelim
Pimenta do reino

Preparo
Se quiser, retire o excesso de gordura do frango. Depois, raspe a casca dos limões sobre a carne. Acrescente o sal, pimenta do reino, azeite, tomilho, óleo de gergelim e o suco de limão siciliano. Cubra com papel filme e deixe na geladeira. Enquanto isso, corte em lascas a cenoura e a abobrinha já descascadas.

Corte os palmitos ao meio e descasque o gengibre com uma colher. Tire o frango da geladeira e leve para uma frigideira, selando apenas um dos lados. Deixe de 3 a 5 minutos. Na mesma frigideira, coloque os pedaços de palmito e monte os pacotinhos de frango para cozinhar no bafo. Tempere os legumes com sal, cominho, pimenta do reino e azeite e depois corte um quadrado grande de papel alumínio.
Coloque o palmito, os legumes e o frango com a parte dourada para cima. Acrescente o vinho branco e depois rale o gengibre sobre um pano branco. Use o caldinho do gengibre apenas e feche o pacote enrolando nas pontas como se fosse um bombom. Coloque no forno pré-aquecido a 220 graus por 45 minutos.

Nenhum comentário: