8.31.2010

ONU debate na Austrália saúde global e prevenção da Aids

Melbourne (Austrália) - A melhora da saúde em nível global e, em particular da saúde materna e infantil, através da prevenção da Aids, é o objetivo principal da 63ª Conferência do departamento de Informação Pública da ONU e das ONG dedicadas à saúde, inaugurada nesta segunda-feira em Melbourne.

O diretor do escritório da ONU dedicado a combater a Aids, Michel Sidibé, disse que com a ajuda das ONGs as novas infecções de HIV se reduziram em 17% e que só na África foram evitadas 400 mil novas infecções, mas também apontou que não se pode trabalhar apenas em prevenir esta doença, mas é preciso melhorar a saúde em geral.

A conferência pretende avançar nos Objetivos do Milênio da ONU que têm como horizonte 2015 e que inclui, entre outros, a erradicação da extrema pobreza e da fome, o acesso universal à educação, a redução da mortalidade infantil e de doenças como a Aids, a igualdade entre os sexos, a melhora da saúde materna, a sustentabilidade meio ambiental e a conquista de um pacto global para o desenvolvimento.

"Os objetivos 3, 4, 5 e 6 são um grupo indivisível", disse Sidibé se referindo a que a saúde é necessária para conseguir a autonomia da mulher, reduzir a mortalidade infantil e combater a Aids, a malária e outras doenças.

Mais de 1.400 delegados de 70 países participam do evento, de três dias, no qual as ONGs que trabalham com a ONU discutirão como melhorar suas atividades.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deu as boas-vindas em mensagem gravada. Ban Ki-moon disse que as conclusões da reunião de Melbourne servirão para a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro em Nova Iorque, a fim de avaliar o grau de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

As informações são da EFE

Nenhum comentário: