8.30.2010

DICAS PARA COMPRAR UM LAPTOP


Especialistas dão dicas para quem quer
comprar laptop e tem dúvida entre Mac e PC
Conheça as vantagens e desvantagens de cada plataforma antes de decidir
Antes de escolher um laptop da Apple ou um PC, sempre é bom lembrar de vários detalhes, como as principais atividades que você usá-lo
Na hora de comprar um leptop, é sempre aquela dúvida: PC, produzido por vários fabricantes e que geralmente usa o Windows como sistema operacional, ou Mac, fabricado pela Apple? Especialistas consultados discordam em relação às vantagens e desvantagens de cada uma das duas plataformas. Para eles, tudo depende de vários fatores.

Veja qual laptop é mais a sua cara

“quem compra com a cabeça, prefere PC; com o coração, Mac”.
Os laptops da Apple tendem a ser preferidos por serem bonitinhos.

- Nada contra o Mac, mas quem o compra está pagando mais caro pela grife quando um PC dá conta das mesmas coisas e não é tão caro.

Um fã de tudo que é da Apple, que usa principalmente para ler livros digitais –, recomenda um laptop da Apple para quem já teve contato com algum produto da empresa, ainda não viciou no Windows e é um profissional ligado ao mundo do audiovisual, como um editor de vídeo (como ele), um artista ou um designer.

- Quem quer um laptop da Apple pode comprá-lo em uma ponta de estoque a preços acessíveis. Para os profissionais, recomendo um MacBook Pro. Já para quem quer fazer tarefas mais básicas, um MacBook básico.

Entre as vantagens de um PC, Abel diz que, pelo menos no Brasil, os PCs já vêm com a nova geração de processadores da Intel – I-3, I-5 e I-7 – têm um preço mais acessível do que um Mac e contam com uma maior facilidade de assistência técnica.

Fadiga conta que os notebooks da Apple funcionam melhor, não pegam quase vírus, têm menor necessidade de conserto, são mais confiáveis e tendem a durar mais.

Como tudo depende do tipo de atividade na qual você pretende usar seu laptop, seguem algumas dicas úteis antes de comprar o seu.

Processador – se seu laptop será seu principal computador, escolha uma CPU com o melhor processador possível e pelo qual possa pagar. Não gaste dinheiro extra com o processador, a menos que saiba por que precisa de mais velocidade.

Memória mínima - na prática, se você precisa editar vídeos ou mexer com programas gráficos, prefira um Mac ou um PC com bastante memória RAM. Se for apenas para ler e enviar e-mails e processar planilhas e documentos, no mínimo 2 gigabytes. Um laptop rápido exige uma combinação de disco rígido rápido, muita RAM, Wi-Fi e placa de vídeo.

Disco rígido – prefira discos rígidos de pelo menos 7200 rotações por minuto. Por mais rápido que seja o processador, se o disco não for rápido o laptop vai parecer lento.

Wi-Fi – prefira laptops com Wi-Fi e que eles sejam compatíveis com o padrão 802.11n. Evite comprar modelos sem acesso sem fio ou que só funcionem no padrão somente b. Você pode achar bobagem, menos na hora que precisar se conectar e não encontrar uma placa externa de Wi-Fi.

Placa de vídeo – tente comprar um laptop com a melhor placa possível. Quanto mais memória ela tiver, mais rápido sua tela será atualizada e mais rápido vai parecer que seu computador está rodando, principalmente quando navegar na internet.

MAC X PC

Vantagens do Mac

- Funcionamento mais estável: trava menos

- Pouco atacado por vírus

- Menor necessidade de conserto

- Mais confiável

- Melhor usabilidade (mais fácil de aprender do que um PC)

Desvantagens do Mac

- Preço (mais caro do que um PC)

- Pouca assistência técnica no Brasil

- Poucos profissionais qualificados em hardware

- Reposição de peças menor que a dos PCs

- Programas mais caros

Vantagens do PC

- Processadores mais modernos

- Preço mais acessível

- Maior facilidade de assistência técnica

Desvantagens do PC

- Mais sujeito a ataques de vírus

- Troca de bateria depois de um ano e meio

- Difícil de escolher por causa contar com muitas marcas: prefira as maiores, como Dell e HP

Nenhum comentário: