9.01.2010

Vegetais variados contra o câncer



Fumantes que consomem diversos tipos de frutas, verduras e legumes reduzem as chances de ter tumor no pulmão


Rio - Contra o câncer de pulmão, coma frutas e verduras variadas. Foi essa a conclusão de um estudo publicado na revista ‘Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention’, da Associação Americana de Pesquisas Sobre o Câncer. Segundo os pesquisadores, para prevenir tumores, a diversidade dos alimentos é mais importante do que a quantidade.

“A fumaça do cigarro contém uma mistura complexa de substâncias que causam câncer. Por isso, é necessário combinar vários agentes protetores com efeitos benéficos para reduzir os riscos de ter câncer de pulmão”, afirmou o representante da associação, Stephen Hecht.

Já o nutricionista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Fábio Gomes, explica que os compostos dos alimentos dependem uns dos outros para serem ‘ativados’. “Logo que surgiram evidências que provaram que frutas e hortaliças têm elementos preventivos contra o câncer, a indústria farmacêutica começou a isolar essas substâncias para vender em formas de medicamentos. Entretanto, experimentos mostraram que, em cápsulas, os elementos não faziam efeito”, explicou, ressaltando que, em alguns casos, além de não fazerem efeito, os elementos isolados poderiam aumentar o risco do câncer.

“Quando você come uma fruta, você consome o elemento preventivo e outras vitaminas que só atuam juntas. Quanto mais elementos diferentes, maior é a interação e prevenção”, explicou o nutricionista.

MELHOR PARAR DE FUMAR

De acordo com Gomes, parar de fumar é a atitude preventiva mais importante para reduzir os riscos de câncer. Ele também destacou que é fundamental consumir, no mínimo, 400g de frutas e hortaliças por dia. “Se todos começassem a se alimentar adequadamente, em um ano 36% dos casos de câncer de pulmão seriam evitados.

Boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos previne não só todos os tipos de tumores, mas também outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos”, orientou.

A pesquisa norte-americana foi realizada com 1,6 mil portadores de câncer de pulmão e avaliou o consumo de 14 frutas e 26 vegetais frescos, enlatados ou desidratados.

PODEROSOS

LARANJA, CENOURA E BANANA
Assim como outras frutas e legumes de cor alaranjada ou amarela, têm betacaroteno e alfacaroteno. O elemento tem o papel de inibir a multiplicação de células defeituosas e desordenadas, evitando câncer. Também são antioxidantes, o que protege as células e impede que elas sejam atingidas por radicais livres.

ALFACE E MAÇÃ
Ricos em quercetina. A substância ajuda a proteger as células do corpo de fatores cancerígenos.

GRAVIOLA, PINHA E FRUTA DO CONDE
Têm acetogenina, que promove e programa a morte de células cancerosas antes mesmo que elas comecem a se multiplicar.

TOMATE, GOIABA E MELANCIA
Ricos em licopeno, um super-antioxidante que impede que radicais livres entrem nas células, evitando que elas se tornem defeituosas e se multipliquem desordenadamente.
POR CLARISSA MELLO
O Dia

Nenhum comentário: