9.02.2010


Envelhecer não é das tarefas mais fáceis, especialmente para as mulheres. A aparência da pele e o surgimento das temidas rugas tornam-se um verdadeiro tormento para as que passam dos 40 anos. Mas, essa não é a única preocupação das quarentonas. Nesse período, elas também descobrem outra tarefa árdua no dia-a-dia: a luta contra a balança. E, por que é tão difícil diminuir as medidas quando a idade chega? A resposta passa por alterações hormonais, queda do metabolismo, diminuição do sono e estresse.

A queda da taxa metabólica ao envelhecer é comum tanto nos homens quanto nas mulheres. Isso quer dizer que o corpo gasta menos energia para se manter funcionando aos 40 anos do que aos 20, por exemplo. Uma desvantagem para as mulheres é que elas têm, naturalmente, menos massa magra (músculos, ossos e vísceras, que queimam muita energia) e mais tecido adiposo (gordura) do que os homens. Por volta dos 45 anos, a situação piora ainda mais: com a diminuição dos níveis de estrogênio, a proporção da testosterona no organismo feminino sobe. O resultado é o surgimento da gordura abdominal, que eleva o risco de doenças cardiovasculares, de hipertensão e de diabetes.

Os sintomas de ansiedade e depressão também podem influenciar diretamente no aumento de peso no universo feminino. Além disso, nessa fase muitas mulheres enfrentam algumas mudanças e dificuldades na vida que levam ao estresse, fator que também influencia no aumento das medidas. O estresse libera o cortisol, que afeta o metabolismo e, consequentemente, o corpo queima menos gordura. Outro fator importante é o sono. É comum ter insônia nos primeiros cinco anos de menopausa e os "calores" típicos dessa fase impedem muitas mulheres de ter uma noite tranqüila. E quem dorme menos, engorda mais.

As mudanças dessa faixa etária também podem ser acompanhadas por uma doença: o hipotireoidismo, que costuma afetar mulheres após os 40 anos. A doença, além de estar associada à piora da hipertensão, ao aumento da glicemia e à fraqueza muscular, também diminui o metabolismo. O problema é irreversível, mas pode ser tratado com reposição hormonal específica.

Na ausência de doenças ou distúrbios, a melhor estratégia para manter o peso é adotar hábitos saudáveis o quanto antes. Para queimar gordura e perder peso depois dos 40 anos é necessário um esforço maior. É preciso comer menos e melhor e se exercitar mais, algo nem sempre fácil para mulheres em meio a um turbilhão emocional. Mas, em nome do bem-estar vale tudo. Afinal, a vida começa de verdade aos 40 anos. Aproveite!

Forma Leve

Nenhum comentário: