9.03.2010

CUIDADO COM O EXCESSO DE CONDIMENTOS!


Ketchup, maionese e mostarda. você é apaixonado por estes produtos? Então, fique atento!
Na correria do dia-a-dia, muitos jovens e adultos não têm tempo para preparar uma refeição saudável. No entra e sai de lanchonetes e restaurantes, podemos perceber a oferta de condimentos como maionese, ketchup e mostarda, em pequenas e grandes quantidades.

O que muita gente não sabe é que a ingestão destes produtos em excesso pode ser prejudicial à saúde. De acordo com a nutricionista Lílian Assis, eles contêm grande quantidade de sódio, o que faz com que o nosso organismo retenha mais líquido do que o normal. A consequência disso é o aumento da pressão arterial.

“Os condimentos já combinam com alimentos gordurosos por natureza, mas em exagero, são prejudiciais à saúde. Por exemplo, dois sachês de ketchup possuem, em média, 50 calorias cada, num total de 100 calorias. Este mesmo valor corresponde a duas fatias de pão, o que é bem mais nutritivo”, comparou a nutricionista.

Ela ressalta também a grande proporção de calorias e gorduras encontradas nestes condimentos: “As pessoas devem adquirir o hábito de ler a lista de ingredientes fixada no rótulo dos produtos. Lá existem informações referentes ao valor calórico, gordura saturada, insaturada e transgênica, além do sódio. Mesmo que a pessoa seja leiga, as informações dão uma base. O segredo é comparar a quantidade de cada um destes nutrientes com a quantidade do produto em si”.

O que muitos não sabem é que o uso de condimentos na medida certa ou sensata, principalmente na preparação de pratos, não é proibido. “Estes produtos devem ser utilizados para temperar ou dar um gosto a mais no prato. O problema é o uso contínuo ou exagerado”, adverte a especialista.

Uma opção é substituí-los por produtos mais saudáveis. “A maionese comum pode ser substituída pela maionese light. Os molhos com iogurte natural desnatado e pastas de ricota também são saborosos e bem menos prejudiciais”,
Sua Dieta

Nenhum comentário: