9.04.2010

DMSO: propriedades

O DMSO é um líquido higroscópio, dissolve-se em água e no álcool; solúvel em éter, clorofórmio e benzeno, com temperatura de congelamento de 18,5º C, com baixa viscosidade, tendo uma densidade idêntica à da água. A elevada capacidade higroscópica decorre da sua intensa afinidade pelo hidrogênio, formando pontes mais fortes que às formadas entre moléculas de água.

Já foram verificadas acima de trinta propriedades farmacológicas e terapêuticas do DMSOe por outro lado, desde que foi introduzido como medicamento, o DMSO tem gerado polêmica no meio científico, dividindo opiniões, uma vez que a sua avaliação exata torna-se extremamente difícil pelas inúmeras e complexas variáveis envolvidas.

DMSO apresenta as propriedades de penetração, difusão, ação carreadora e potencializadora: a particular habilidade em transpor a pele íntegra, difundindo-se em todos os tecidos e fluídos orgânicos faz do DMSO uma arma poderosa, freqüentemente útil no tratamento de lesões localizadas em tecidos. O DMSO foi novamente classificado pelo FDA como IND (Nova Droga em Investigação), o que significa que a aprovação da FDA deve ser obtida para uso em humanos e animais.

O DMSO, está sendo atualmente utilizado como veículo para preparações tópicas, já que se verificou ser um excelente transportador para muitos fármacos, mesmo quando aplicado na pele intacta, aumenta a penetração cutânea e a absorção, permitindo preparar medicamentos que se mostram ativos para certas condições dermatológicas, em que as formas clássicas de tratamento foram ineficazes. Existem estudos comprovando a estabilidade de mais de 7200 produtos em DMSO.

O dimetilsulfóxido (DMSO) devido às suas propriedades carreadoras, têm sido utilizado em formulação magistral na terapêutica dermatológica, contendo medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais, drogas esteroidais, antifúngicas, antivirais e drogas anticancerígenas

Dimetilsulfóxido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dimetilsulfóxido
Ale
Frases RR36/37/38
Frases SS26,
Ponto de fulgor95 °C
Compostos relacionados
sulfóxidosrelacionadosdietil sulfóxido
Compostos relacionadosmetilsulfinilmetileto de sódio,
dimetil sulfureto,
dimetil sulfona,
acetona
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Dimetilsulfóxido ou sulfóxido de dimetilo (DMSO) é um composto muito usado como solvente aprótico e polar em laboratório e na indústria, com fórmula (CH3)2SO. É produzido pela oxidação do dimetilsulfureto (DMS ousulfeto de dimetila), que por sua vez é produzido por alguns processos biológicos, inclusive no repolho.

Segurança[editar | editar código-fonte]

Tem baixa toxicidade, porém, além do cheiro desagradável de alho, é totalmente absorvido pela pele, indo para a corrente sanguinea. Esta absorção causa dois efeitos:
  • Sente-se o cheiro do DMSO mesmo de máscara, se este cair no braço ou outra área descoberta.
  • Substâncias tóxicas dissolvidas no DMSO, que normalmente só seriam mortais por ingestão ou aspiração, tornam-se mortais por contato com a pele.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

O DMSO é utilizado na medicina como anti-inflamatório e como acessório para levar compostos sob a pele. Na medicina alternativa ele é utilizado juntamente com o dióxido de cloro, chamado de Master Mineral Solutionou MMS (Solução Mineral Mestre).1
Também pode ser usado para produzir o dimetil sulfona ou metil sulfonil metano (MSM), de fórmula (CH3)2SO2, sólido que funde a 109ºC e é usado como suplemento alimentar e solvente a altas temperaturas.

Referências

  1. Ir para cima Miracle Mineral - The Miracle Mineral Solution of the 21st Century -www.miraclemineral.org

Nenhum comentário: