9.02.2010

Linguagem corporal para o trabalho


Linguagem corporal para o trabalho
Aprenda a ter a postura correta para crescer na carreira e conquistar a confiança do seu chefe
Sim, minha cara: o corpo fala. E, se você quer que o seu grite ''Promoção já!'', melhor ficar atenta ao modo como balança os braços, faz clique-clique com a caneta, estala os dedos, se senta em sua cadeira.

Essa linguagem não-verbal faz parte de todas as situações no local de trabalho. Mais do que isso: ela é fundamental para o seu sucesso. Você já deve ter ouvido falar que três segundos é o tempo que levamos para formar opinião sobre alguém, não é? Pois 55% do impacto das mensagens comunicadas vem dos gestos que fazemos.

Por isso, antes de mover um músculo, da cabeça aos pés, leia o que a ex-modelo que já foi professora de passarela de Naomi Campbell, hoje especialista em linguagem corporal e cultura empresarial, Judi James, explica em seu livro Linguagem Corporal no Trabalho (Best Seller), lançado este mês. Dá para usar o que ela ensina na sua autopromoção, na hora de interpretar e entender a chefia e a concorrência — e até para dominar reuniões. Interessada?

Rosto de vencedora

O primeiro passo, segundo Judi James, é dar adeus à expressão ''protetor de tela''. Sabe aquela cara que você faz quando está distraída em sua mesa ou em um evento? Para descobrir como se parece, pense no seu rosto quando faz uma pausa para o café. Se ele fosse uma camiseta com uma frase escrita, qual seria? ''Olá, seja bem-vindo'' ou ''Vá embora, quero ficar sozinha''? Seu olhar mostra confiança, arrogância ou passividade? ''O ideal é exibir sempre um sorriso expressado pelos olhos e um ar sedutor e confiante'', ensina a expert. Como consegui-lo? Imagine-se na pele de Anne Hathaway depois que ela dispensou o diabo que vestia Prada... Lembrar-se de situações em que se deu bem também ajuda a transparecer esse espírito de vencedora.

Jeito de líder

Essa característica tão magnética pode ser sua, sim! Basta apostar no mix andar suave e com algum objetivo aliado a cabeça erguida. ''O olhar nivelado é o melhor'', assegura Judi James. Mostra equilíbrio e autoconfiança. E ainda alerta: não caia na armadilha de carregar muitas coisas. ''Elas jamais devem comprometer sua postura ou seus gestos.'' Os membros da família real inglesa, por exemplo, nunca foram vistos levando laptop, pastas, celular, maxibolsa, sanduíche, óculos de sol e uma garrafinha de iogurte, tudo isso junto, concorda?
por Karina Hollo

Como ter uma postura de campeã
Judi James propõe um checklist das duas posições em que mais ficamos ao longo do dia.

Em pé

Líder de verdade se alonga. Curvar-se indica desânimo. Por isso, na hora de andar, solte os braços ao longo do corpo e mostre sua energia: arrastar-se pelos corredores não vai levar ninguém a apostar em você, vai? Convém voltar o olhar para cima e à sua volta, jamais para o chão. Se for fazer um pedido - como um aumento -, nada de se balançar como se estivesse a bordo de um bote inflável à deriva. ''Fique firme!'', ensina Judi.

Sentada

Para alinhar a postura e parecer disposta e responsável mesmo em sua mesa, alongue a coluna fazendo um arco para trás e, depois, relaxe-a. Uma boa rotação de ombros também ajuda. Outra tática é distribuir o peso em ambas as nádegas e pousar os pés delicadamente sobre o chão, levemente separados.

Brilho de ofuscar a concorrência

Para se destacar dentro da equipe, Judi aconselha que você invista na arte de escutar. Como ser toda ouvidos? Primeiro, melhor resistir à tentação de, na pressa, continuar respondendo a e-mails ao conversar com alguém. Virar-se para quem está falando e olhá-lo o tempo todo a faz ganhar pontos. Se quiser demonstrar mais interesse, vale se inclinar e concordar com a cabeça, levantar a sobrancelha e manter silêncio. ''Cuidado: sentar-se com braços cruzados e olhos voltados para o chão pode ofender o interlocutor. Checar o relógio, bocejar ou mexer em papéis enquanto o outro estiver falando também está proibido. Ou ainda cruzar as pernas e manter a de cima balançando, o que indica impaciência, como se quisesse se ver livre da pessoa com quem está'', diz Judi. Além de observar a sua linguagem corporal, vale ficar atenta também à do outro para saber se não está sendo enrolada. ''Alguns indícios, como lamber os lábios, tocar o nariz, coçar a orelha ou a nuca, arregalar os olhos ou desviar o olhar para o lado superior direito, acessando a parte criativa do cérebro, indicam falta de sinceridade.''

Gestos de profissional poderosa

Quando você menos espera, pode ter alguém da diretoria de olho em você. Por isso, tome cuidado com estes gestos, capazes de destruir a imagem de uma vencedora. ''Inspecionar unhas ou balançar bijuterias dão impressão de agonia, nervosismo, preocupação ou tentativa de encobrir um erro'', diz Judi. O mesmo vale para movimentos que denunciam stress, como levantar os ombros, piscar demais, manter os punhos fechados, ficar de sobrancelhas suspensas.Toda atenção é pouca na hora de decidir onde colocar as mãos. ''Tocar o cabelo a faz parecer infantil e imatura.'' Já roçar nas orelhas pode dar a impressão de que está mentindo. Opa! E ainda: colocar as mãos no pescoço demonstra nervosismo. Na nuca, ansiedade. ''Algumas mulheres falam com os braços, dos ombros aos cotovelos, grudados ao longo do corpo. Isso mostra necessidade de ser aceita, péssima mensagem para passar no ambiente profissional, certo?'', alerta ela. Já descansá-la sobre a mesa ou ao longo do tronco passa a segurança que deseja.

Estrela das reuniões

De acordo com a especialista, profissional esperta considera esses encontros como horário nobre, em termos de imagem. Judi orienta a nunca abrir uma porta devagar ou andar na ponta dos pés em uma sala de reuniões. Antes de entrar, respire fundo, endireite as costas, troque a expressão ''protetor de tela'' por uma confiante e siga em frente. E não se esqueça de transferir qualquer pasta para a mão esquerda. Assim, estará livre para apertos de mão. Uma escolha das mais importantes é o lugar onde vai se sentar. ''Quem ficar na extremidade mais distante da chefia indica estar em conflito direto com ela. No meio da mesa também é arriscado, uma vez que seu superior terá que se inclinar para ouvir o que você diz.'' O veredicto de NOVA: prefira ficar mais próxima a ele. ''Bem ao lado, sinaliza bajulação discreta. Você passará a impressão de apoiar o bambambã, silenciosamente.'' Em tempo: nunca se sente na beira da cadeira. Mostra insegurança. Quando for defender um ponto de vista (e não espere muito, ou talvez não tenha a chance), mantenha as mãos abertas ao começar a falar e, ao longo do discurso, una as duas pela ponta dos dedos: dá a impressão de racionalidade. Outro truque de mulher inteligente é lançar mão de uma caneta luxuosa para fazer as anotações importantes. ''Apenas rabiscar faz com que pareça chateada e distraída. Bater na mesa, além de demonstrar irritação, dá nos nervos do grupo. Morder entrega ansiedade.'' Depois de colocar todos esses ensinamentos em prática, é torcer para sua chefia precisar da tal caneta emprestada -e assinar a sua promoção!
por Karina Hollo

Nenhum comentário: