11.15.2010

MAMAS FLÁCIDAS: QUAL O MELHOR TRATAMENTO?

Mamas flácidas: qual o melhor tratamento?
Cirurgião dá dicas para acabar com este problema e melhorar a autoestima.

O implante de silicone ocupa o topo da lista de cirurgias estéticas mais realizadas no Brasil. Porém, diferente do que muitos imaginam, o seu objetivo nem sempre é o aumento dos seios. Seja pela genética ou por uma grande quantidade de peso perdido, algumas mulheres se deparam com um problema bastante comum: a flacidez das mamas. E, neste caso, qual seria a melhor solução?

“O maior erro das muitas mulheres que têm os seios flácidos é achar que a colocação da prótese de silicone acabará com o problema. Isso nem sempre é verdade, pois para aumentar o conteúdo e esticar a pele até ela ficar tensa, precisamos respeitar certos limites físicos. O tamanho da prótese deve ser esteticamente aceitável, para não ficar enorme, artificiall”, explica Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.

De acordo com o especialista, o implante de silicone só pode ser considerado uma solução quando o problema não é tão grave nem as mamas muito disformes: “A flacidez de pele deve ser pequena, para que uma prótese de tamanho adequado a estique e o resultado seja esteticamente aceitável. Geralmente, o implante é indicado nos casos de pseudoptose, ou seja, uma flacidez leve, em que a aréola ainda está acima do sulco mamário. Este caso é mais comum em mulheres magras com mamas pequenas”.

Já para quem adquiriu o problema lutando contra a obesidade, ou seja, em consequência de grande alteração de peso, as próteses apenas transformam as mamas flácidas em mamas grandes e flácidas, sem corrigir verdadeiramente o problema. “A função da prótese é preencher um tecido vazio e, se existe flacidez, é necessário que a mulher faça, primeiro, uma mastopexia - cirurgia plástica indicada para levantar seios flácidos - cuja função é a retirada da pele excedente para promover o levantamento das mamas. Em seguida, ocorre o remodelamento dos seios e o reposicionamento dos mamilos”, explica o médico.

Nos casos em que a mama está caída e a paciente deseja acabar com a flacidez e, ao mesmo tempo, aumentar o volume dos seios, aí sim, a alternativa é a colocação de uma prótese de silicone. “Dependendo do caso e da quantidade de pele existente, é necessária a colocação da prótese e depois a retirada da pele. Se a mama não tem muita pele excedente, o cirurgião pode optar por preencher todo o espaço com o implante de silicone, sem a necessidade de retirar a pele. Nesse caso, a prótese mais indicada é a de perfil alto, pois proporciona maior projeção e preenchimento da área”, conclui Ruben Penteado.
Saiba Mais:

 Estética da mama

A estética da mama responde a costumes étnicos , sociais e culturais. Há não muitos anos, no Brasil as mulheres solicitavam a diminuição do volume do seio, quando a aspiração do inconsciente coletivo estético era o de mamas com pequenas proporções, seguindo a cultura francesa. Já nesta mesma época nos EUA, a aspiração era por mamas de grande volume, algumas de sensualidade até duvidosa, que pareciam mesmo anormalidades, dado seu gigantismo. Nos anos recentes, se observou uma rápida e marcante diferença no Brasil, quando as mulheres começaram a solicitar aumento da mamas, não nas proporções americanas, mas em volumes inimagináveis na década anterior. O que era defeito passou a ser aspiração. Entretanto existem mulheres que estão satisfeitas com o volume de suas mamas e querem apenas que a PTOSE (queda) seja corrigida. Outras mulheres tem mamas muito grandes e desproporcionais, levando em alguns casos a sentirem até dores devido ao peso na mama nestes casos a mamoplastia redutora tem indicação. Mesmo mulheres que não chegam a ter dor, podem solicitar diminuição do tamanho da mama se assim se sentirem melhor.
É preciso ter muito cuidados, e não propor exageros nestas técnicas de correção , prevendo a sazonalidade da moda, que muda rapidamente seguindo a velocidade do processo de comunicação da aldeia global.
Com o passar dos anos, fatores tal como gravidez, amamentação, e a força de gravidade criam um custo para a forma dos seios da mulher. Enquanto a pele perde sua elasticidade, os seios freqüentemente perdem sua forma e firmeza e começam a cair. O lifting do seio ou mastopexia, é um procedimento cirúrgico para levantar os seios e recuperar sua forma. Nenhuma cirurgia pode permanentemente controlar os efeitos da gravidade, mas por muito tempo pode manter os resultados. Associando o procedimento ao uso de próteses, os resultados podem ser mantidos por mais tempo. A Mastopexia pode também reduzir o tamanho do areola, a pele mais escura que cerca o mamilo. Se os seus seios são pequenos ou perdeu volume por exemplo, depois da gravidez, o implante de silicone inserido em conjunção com o lifting / mastopexia pode aumentar ambos, a firmeza e o tamanho dos seios.
Os resultados melhores normalmente são alcançados em mulheres com seios pequenos com pouca queda. Os seios de qualquer tamanho podem ser levantados, mas os resultados duram mais em seios pequenos, porque pesam menos e sentem menos os efeitos da gravidade.

Recomendação médica

O sucesso da cirurgia também dependerá de um fator muito comum que é a diferença de tamanho e da distribuição do tecido mamário entre as duas mamas antes da cirurgia. Quase sempre uma das mamas é um pouco maior que a outra e um pouco mais pendente. Quanto maior for a diferença entre elas maior será a diferença das cicatrizes e maior será a dificuldade da cirurgia, pois sempre procuramos deixá-las o mais parecidas possível.
Em relação à idade, existem adolescentes com mamas muito grandes, mas precisamos aguardar que suas funções hormonais estejam equilibradas antes de submetê-las à redução das mamas. Uma regra geral é aguardar pelo menos 4 anos após o início da menstruação, desde que já estejam apresentando ciclos regulares, mas sempre pedimos a avaliação de seu ginecologista.
Um fato importante é que a cirurgia não impede a amamentação, mas as mamas poderão sofrer mudanças de forma dependendo da glândula mamária voltar ao seu tamanho anterior, continuar aumentada ou até reduzir de tamanho após o aleitamento. Além disso, a chance de haver mudança da forma mamária será maior se houver grande variação do peso da paciente, pois há mulheres que ganham bem mais que os 9 a 12 kg esperados, chegando a ganhar mais de 20 kg.
As mulheres jovens apresentam mamas cujo tecido é mais firme, pois apresentam mais tecido glandular. Com a idade esse tecido vai sendo substituído por gordura e assim, as pacientes com mais idade apresentam mamas que são mais macias à palpação e que tendem a ser mais flácidas. Quanto mais gordurosas forem as mamas, mais suscetíveis a perderem o bom resultado cirúrgico se a paciente apresentar variações de peso importantes.
No pré-operatório, além dos exames que são pedidos para qualquer cirurgia, sempre pedimos avaliação do ginecologista, para termos segurança de que a paciente não apresenta patologias que necessitem tratamento específico, como nódulos, cistos e até descartar presença de tumores malignos.


Fernando Basto

Nenhum comentário: