FERTILIDADE MASCULINA: PESQUISA CONTRA INDICA O USO DE NOTEBOOKS
Homens que usam computador portátil no colo podem produzir menos espermatozóides.
De acordo com hipótese da pesquisa, o calor gerado pelo aparelho afetaria a produção de espermatozóides. Segundo o urologista Rogério Vitiver, computadores como os notebooks chegam a atingir uma temperatura interna de 70°C.
O estudo científico acompanhou 29 jovens entre 21 e 35 anos, medindo a temperatura escrotal com e sem o uso do computador. Os pesquisadores observaram que o equipamento aumenta a temperatura da área genital entre 2,6 e 2,8°C – o que pode afetar a espermatogênese, processo de produção dos espermatozóides.
“Diferente do que ocorre com as mulheres, que possuem um número limitado de óvulos, nos homens a produção de espermatozóides é contínua e ocorre em condições especiais. Para funcionar adequadamente, os testículos precisam ser mantidos a uma temperatura ligeiramente abaixo da corpórea, o que aproximadamente chega a 34,4°C”, esclarece Rogério.
O estudo não é conclusivo, já que ainda não se sabe qual o tempo e o grau de elevação da temperatura necessários para produzir efeitos negativos permanentes. Apesar disso, especialistas alertam que os homens devem evitar o posicionamento de notebooks e netbooks sobre as coxas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário