12.23.2010

FERTILIDADE MASCULINA: PESQUISA CONTRA INDICA O USO DE NOTEBOOKS

Fertilidade Masculina: pesquisa contra indica o uso de notebooks
Homens que usam computador portátil no colo podem produzir menos espermatozóides.

Interessados em aprofundar os conhecimentos, pesquisadores da Universidade de Nova York avaliaram, recentemente, os efeitos do uso contínuo de computadores portáteis no colo sobre a fertilidade masculina.

De acordo com hipótese da pesquisa, o calor gerado pelo aparelho afetaria a produção de espermatozóides. Segundo o urologista Rogério Vitiver, computadores como os notebooks chegam a atingir uma temperatura interna de 70°C. 

O estudo científico acompanhou 29 jovens entre 21 e 35 anos, medindo a temperatura escrotal com e sem o uso do computador. Os pesquisadores observaram que o equipamento aumenta a temperatura da área genital entre 2,6 e 2,8°C – o que pode afetar a espermatogênese, processo de produção dos espermatozóides.

“Diferente do que ocorre com as mulheres, que possuem um número limitado de óvulos, nos homens a produção de espermatozóides é contínua e ocorre em condições especiais. Para funcionar adequadamente, os testículos precisam ser mantidos a uma temperatura ligeiramente abaixo da corpórea, o que aproximadamente chega a 34,4°C”, esclarece Rogério.

O estudo não é conclusivo, já que ainda não se sabe qual o tempo e o grau de elevação da temperatura necessários para produzir efeitos negativos permanentes. Apesar disso, especialistas alertam que os homens devem evitar o posicionamento de notebooks e netbooks sobre as coxas.

Nenhum comentário: