12.24.2010

Novo medicamento poderá ser alternativa contra o HIV

Produto já foi testado e teve resultados promissores no tratamento de 18 pacientes

Rio - Cientistas desenvolveram um novo remédio capaz de bloquear a entrada do vírus HIV nas células. O medicamento, que está sendo testado por um grupo de pesquisadores, foi inspirado em uma proteína que o próprio organismo humano produz. O estudo  com a nova droga, publicado na revista americana ‘Science Translational Medicine’, teve sucesso em 18 pacientes nos primeiros ensaios clínicos.

Segundo os pesquisadores, o novo produto provoca poucos efeitos adversos porque é derivado de uma pequena proteína — chamada virip e descoberta em 2007 —, que o organismo humano produz para se defender de outros vírus.

Para chegar à proteína, os cientistas sintetizaram 600 variantes da virip para verificar se uma delas era eficaz contra o HIV. A VIR-576 teve ótimos resultados. O HIV depende de uma proteína chamada gp41 para invadir as células humanas. A VIR-576 liga-se à gp41 e impede que ela realize essa função.

Guillermo Giménez, do Centro de Pesquisas Biológicas, na Espanha, disse que o medicamento teve sucesso nos ensaios clínicos de fase 1 e 2. Na fase 1, foi observado se o composto era tóxico. Na fase 2, foi avaliada a eficácia. Os próximos passos seriam as fases 3 e 4, quando se verifica, respectivamente, a eficácia do tratamento em comparação com terapias existentes e a efetividade da droga em uma população real de doentes.

Hoje, dois medicamentos já atuam de forma parecida com o novo medicamento, mas possuem limitações, como a existência de cepas resistentes.
O Dia

Nenhum comentário: