12.23.2010

Presente de Natal: gravidez

Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

Procura por clínicas de reprodução
dobra no fim do ano

Procura de casais por clínicas de reprodução assistida costuma dobrar no fim do ano

Rio - O ano está terminando: é época de fazer planos para 2011. Muitas pessoas desejam parar de fumar, emagrecer ou mudar de emprego. Enquanto isso, outras sonham em ter filhos. Entre os casais com dificuldade para engravidar, a solução é a reprodução assistida. Clínicas especializadas costumam ter o dobro de procura nos meses de novembro e dezembro.

Patrícia da Silva e José Ailton Queiroz, ambos de 33 anos e “grávidos” de 3 meses, realizaram o sonho na quarta tentativa de reprodução assistida. “Sempre planejamos a gravidez como presente de Natal, para termos nosso filho no ano seguinte. Todas as inseminações foram nos últimos meses do ano”, comemora Patrícia.

Casos como o dela e José Ailton não são raros. “Muitos casais procuram as clínicas nesta época. E, em geral, quando já estão tentando ter filhos naturalmente há mais de um ano, sem sucesso”, afirma João Ricardo Auler, diretor médico da clínica Pró Nascer, especializada em reprodução assistida.

Os motivos da infertilidade podem ser variados. “Nos homens, perda da qualidade e quantidade do esperma, vasectomia, estresse, má alimentação e uso de drogas e anabolizantes são os principais motivos. Na mulher, problemas ovulatórios, nas trompas, mioma e endometriose dificultam o sonho da maternidade”, enumera o especialista Isaac Yadid, diretor do Centro de Medicina Reprodutiva Huntington Rio.

Segundo Auler, um dos fatores que dificultam tanto a gravidez quanto a reprodução assistida é a idade avançada da mulher. Laqueadura de trompas e alterações nos espermatozoides são reversíveis, mas óvulos envelhecidos são sempre problema. “O ideal é engravidar até os 35 anos, depois disso fica mais difícil. Até esta idade, são quase 40% de chances de engravidar por inseminação artificial, usada em casos mais simples, e em torno de 60% por fertilização in vitro”, conta.

Onde tratar


Casais de menor renda que sonham ter um filho podem se inscrever no Programa Acesso e obter descontos no tratamento. Informações: www.vidalink.com.br ou pelos telefones 0800 11 33 21 e 0800 727 0130.

Nenhum comentário: