12.21.2010

Farmanguinhos fabricará medicamentos para tuberculose

Farmanguinhos/Fiocruz assina com o Ministério da Saúde nesta terça-feira, dia 21/12, às 10 horas, na Fiocruz, um termo de compromisso para fabricar uma combinação de medicamentos 4 em 1 para tuberculose. O objetivo é ampliar a adesão ao tratamento e diminuir as taxas de abandono, um dos principais problemas na terapia contra a doença. O projeto, realizado em parceria com laboratório indiano Lupin, conta com apoio da Organização Mundial de Saúde e vai permitir que o Brasil economize na aquisição de medicamentos contra a doença, que anualmente tem um custo de R$ 11 milhões aos cofres públicos.

O evento contará com as presenças do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Na ocasião, a Fiocruz inaugura o Canal Saúde. A inauguração será transmitida, ao vivo, para todo o Brasil como parte da programação especial de lançamento da emissora.

Termo de compromisso

Por meio do termo de compromisso, Farmanguinhos se compromete a produzir e fornecer o medicamento 4 em 1 para tuberculose nas apresentações e formas farmacêuticas conforme demanda solicitada pelo Ministério da Saúde. A iniciativa será viabilizada através de acordo de transferência de tecnologia com a Lupin, uma das maiores indústrias farmacêutica e farmoquímica indiana pré-qualificada pela Organização Mundial de Saúde.

A combinação em dose fixa combinada - proposta pela OMS como forma mais eficaz de combate à doença - reduz de seis para dois o número de comprimidos diários que devem ser tomados pelos pacientes, facilitando a adesão ao tratamento que, por ser longo (no mínimo seis meses), tem alto índice de abandono. Segundo a OMS, nos países que passaram a usar o DFC essa taxa de abandono que era de 8% caiu para 5%.

O acordo prevê que, em breve, Farmanguinhos domine a tecnologia de produção para fornecer o medicamento à população brasileira e a outros países a baixos custos por meio de parcerias internacionais.
  Regina Castro
  Farmanguinhos
 

Nenhum comentário: