12.20.2010

Furúnculo: um vulcão na sua pele...


Há algumas semanas, uma leitora pediu que eu fizesse um post sobre furúnculos. Minha mãe leu esse pedido e desde então não me deixou esquecer. Por isso, hoje vamos falar de uma doença extremamente comum, altamente dolorosa e com recidivas frequentes.


A furunculose é uma estafilococcia necrotizante do aparelho pilossebáceo. Em português mais claro: ele mata (necrosa) o buraquinho onde nascem nossos pêlos corporais. É mais comum ocorrer nas áreas mais pilosas (se cuida Tony Ramos!) e sujeitas à fricção (como axilas e nádegas). O termo furunculose é dado quando surgem várias lesões ou ocorrem recidivas em um curto espaço de tempo. O que acontece, geralmente, é que ao coçar a lesão o indivíduo fere o furúnculo fazendo com que seja eliminado pus que vai infectar outros folículos próximos. As roupas também podem ser veículos de transmissão (que se dá por contato, logo cuidado ao "se esfregar" em alguem... risos). Quando vários furunculos se unem, damos o nome de antraz.


"A bactéria penetra no folículo e causa inicialmente uma infecção superficial na pele. Posteriormente, ela se dissemina e acaba formando a lesão característica, com uma região amarelada no centro e um contorno avermelhado e endurecido. Há um aumento importante do volume, e a lesão é bastante dolorosa e sensível à compressão. O tamanho do furúnculo vai depender da profundidade da infecção ou do folículo infectado: quanto mais profunda maior é o furúnculo. Com o tempo, ocorre a destruição da pele que recobre a região central, que rompe espontaneamente e leva à eliminação do material amarelado do centro (tecido necrótico) juntamente com pus. Após o rompimento, a dor desaparece e a ferida tende a cicatrizar e deixar uma marca escura no local." Fonte: Wikipedia


O que fazer em caso de furúnculo?

Em primeiro lugar, fazer o óbvio, que é procurar um médico. Ele é quem vai prescrever o antibiótico, que dependendo da gravidade, poderá ser oral ou tópico.


Não esprema o furúnculo. Sim, eu sei que dá muita vontade. Principalmente se ele ocorreu no corpo de outra pessoa, tipo o marido ou o filho. Se a lesão for perto do rosto ou próximo ao ouvido, a infecção pode se propagar pela corrente sangüínea podendo causar graves conseqüências. Portanto, contenha-se e não esprema na-da.


Evite mexer no pus eliminado pelo furúnculo. Se por acaso isso acontecer, lave imediatamente as mãos com água e sabão. Procure usar luvas quando for realizar os curativos.


Costumamos pedir que o paciente realize compressas úmidas mornas a cada três horas.


Bactéria ama sujeira. Conselho de amiga: usar sabonetes antissépticos no corpo todo quando estiver com furúnculos.


Usar toalhas limpas individuais (troca-las diariamente).


Cuidado com a vestimenta, que se for muito apertada (periguete-style) pode atritar demasiadamente a lesão e piora-la.


Trocar também a roupa de cama.


Realizar a descolonização corporal da bactéria. Como fazer isso? Seu médico vai prescrever um antibiótico tópico, e três vezes ao dia, você vai usa-lo com um cotonete nas seguintes áreas corporais (são bizarras, mas é assim mesmo): mucosa externa nasal, entre os dedos das mãos e pés, virilhas, axilas, umbigo e cofrinho (entre os glúteos).


Se as recidivas têm sido frequentes, seu médico deverá investigar a sua imunidade. Existem alguns centros que fazem uma vacina contra essa praga, e sua eficácia acontece para uma parcela da população.

Pessoas com deficiências nutricionais também são mais propensas.

Nenhum comentário: