12.23.2010

Maus hábitos podem envelhecer uma mulher em até dez anos

RIO - Toda mulher sabe que fumar, comer mal e dormir pouco envelhece. O que poucas imaginam é que os maus hábitos podem envelhecer a pele e os cabelos em até dez anos, segundo uma pesquisa feita na Inglaterra. O levantamento, feito com mais de 8 mil mulheres com mais de 25 anos no país, mostrou que aquelas que fumam, bebem em excesso, comem muita comida processada, pegam muito sol e dormem pouco parecem cerca de quatro anos mais velhas do que outras, da mesma idade, que cuidam mais da saúde.

Os pesquisadores pediram que as mulheres respondessem questionários sobre cuidados com a pele, a alimentação, a prática de exercícios e os níveis de estresse. Entre as participantes, uma em cada cinco revelou não usar hidratante, 40% afirmaram pegar sol sem protetor solar e 25% comiam em restaurantes fast-food pelo menos duas vezes por semana.

Para o dermatologista Ravi Jain, da clínica Riverbanks e um dos coordenadores do estudo, fumar e pegar muito sol são os hábitos que mais envelhecem. O médico cita as cantoras Amy Winehouse, de 27 anos, e Lady Gaga, de 24, como exemplos de mulheres que estão envelhecendo mal. Por outro lado, a atriz Jennifer Aniston, que completou 41 anos recentemente, está entre as que não aparentam a idade que têm.

Nenhum comentário: