12.19.2010

saude

INFERTILIDADE: MITOS E VERDADES SOBRE O PROBLEMA

Infertilidade: mitos e verdades sobre o problema
Endocrinologista do Helion Póvoa Medicina Diagnóstica esclarece todas as suas dúvidas.

Quando um casal não consegue ter filhos, as razões parecem martelar na mente: afinal, por que com a gente? Geralmente, as mulheres se culpam pelo problema, mesmo que não haja nenhuma evidencia para isso. Para entender melhor a infertilidade e desvendar os mitos e as verdades sobre o assunto, a Dra. Márcia Helena Soares Costa, endocrinologista do Helion Póvoa Medicina Diagnóstica.

A infertilidade se resume ao fato da incapacidade de um casal engravidar, mesmo mantendo uma vida sexual ativa. Ou seja, o casal que faz sexo de 3 a 5 vezes por semana sem utilizar métodos anticonceptivos por, no mínimo, um ano. Ao contrário do que muita gente pensa, muitas vezes a infertilidade é conjugal e não apenas de um dos parceiros. Em média, um em cada seis casais, em idade reprodutiva, sofre com o problema.

No homem, as causas mais comuns estão ligadas a problemas anatômicos como varicocele, que são varizes nas veias da região escrotal. Mas, nas mulheres, os fatores que impedem o bom funcionamento dos ovários, como ovários policísticos ou endometriose, doença associada a alterações no endométrio, são os principais motivos de infertilidade.

Alguns mitos e verdades sobre Infertilidade:

Todos os tratamentos resultam em gravidez múltipla?
Mito. “Geralmente o que se faz é tratar a causa que resulta na infertilidade do casal. Sendo assim, o casal passa a fazer tentativas de engravidar do modo tradicional, sem ajuda de fertilização in vitro. Por isso dizemos que a gestação múltipla não é uma regra geral. Agora, nos casos em que o casal opta pela fertilização em laboratório, a possibilidade de que uma gestação múltipla aconteça é muito maior, até porque, vários óvulos são fertilizados”.

O uso prolongado de anticoncepcional causa infertilidade?
Depende. “Em muitos casos, essa pode ser uma das causas primárias. Por esse motivo é preciso observar a vida do paciente por um tempo, levando em consideração a frequência da pratica sexual e a não existência de outros problemas.

Atletas têm mais dificuldade para engravidar? Por quê?
Verdade. Uma das principais causas da infertilidade conjugal é a irregularidade dos ciclos ovulatórios, que pode ser causada por diversos fatores, entre eles a Síndrome dos Ovários Policísticos ou alterações hormonais. No caso das atletas, a prática intensa de exercícios causa distúrbios hormonais que alteram os ciclos e prejudicam a ovulação. É isso que causa a dificuldade maior na hora de engravidar.

Aborto reduz as chances de gravidez?
Verdade. Qualquer tipo de trauma pode resultar na infertlidade, pricipalmente se não for realizado com condições mínimas de higiene e segurança. O trauma da curetagem ou de cirurgias ginecológicas, por exemplo, pode causar infecções genitais que acabam afetando outras partes do organismo, dificultando assim o processo normal de ovulação e, consequentemente, reduzir as chances de gravidez.

Hábitos de vida como alimentação, fumo e consumo de álcool excessivo ou estresse acabam influenciando o metabolismo do corpo e a fertilidade em si. Causas genéticas também podem estar associadas, mas, nestes casos, exames específicos precisam ser feitos para que o diagnóstico de causa da infertilidade seja confirmado. “Os principais avanços nesta área estão exatamente relacionados às causas genéticas e a medicina biomolecular que, entre outras coisas, investiga problemas com os cromossomos”, finaliza a especialista.

Helion Póvoa Medicina Diagnóstica

Nenhum comentário: