12.22.2010

Vai viajar? Veja os cuidados básicos

Coloque na mala um saco a vácuo portátil para reduzir o volume da roupa, ideal para usar na volta e compactar as peças. Assim, sobra espaço para as compras  Foto: Getty Images

Deixa a mala o mais leve possível. Lembre-se sempre de que, ao voltar da viagem, você provavelmente vai trazer compras e presentes. Pese-a antes de sair de casa com uma balança portátil

Leve na mala uma mochila pequena, que é uma ajuda e tanto durante os passeios

Coloque apenas algumas roupas, optando por cores sólidas. Preta é interessante, principalmente se você tiver de ir a uma festa e está em dúvida de que tom vestir, porque sempre cai bem

Prefira roupas de tecidos que não amassam e de secagem rápida

Na maleta de bordo, coloque apenas o que realmente vai precisar durante o voo

A viagem é de férias, certo? Então, nada de levar notebook, blackberry, iPhone e ipod. A ideia é esquecer o trabalho, fora que a bagagem passa a pesar menos

 Leve um pequeno guarda-chuva, dobrável

Não sabe onde guardar os presentes e quer evitar pagar excesso de bagagem? Que tal mandá-los pelo correio para sua casa ou diretamente para o presenteado?

Quando o assunto é higiene pessoal, leve somente uma escova de dente. Os itens de que precisa podem ser adquiridos em seu destino (desde que não seja uma ilha deserta, por exemplo)
Coloque na mala um saco a vácuo portátil para reduzir o volume da roupa, ideal para usar na volta e compactar as peças. Assim, sobra espaço para as compras
ISTO É

Viagem de férias exige cuidados básico

Vacinação em dia, repelente e protetor solar são itens indispensáveis ao descanso

Rio - Férias de verão: é hora de recuperar as energias para começar o ano novo. E também de arrumar as malas e colocar o pé na estrada. Mas fique atento! Especialistas alertam que, para não passar sustos com a saúde, é fundamental estar com vacinas em dia, ter em mãos remédios para emergências e manter protetor solar e repelente na bolsa.

Segundo a coordenadora do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante, Flávia Bravo, qualquer que seja o destino das férias — dentro ou fora do país — o primeiro passo é a atualização da carteira de vacinação. Mas não adianta deixar para ir ao posto na última hora: em alguns casos, o corpo só fica imune após 15 dias da aplicação da vacina.

“A vacina contra a febre amarela, por exemplo, deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem para que a imunidade seja adquirida e ela tenha a eficácia esperada”, afirma Flávia.

Se a vacina for no esquema de doses, a especialista recomenda tomar o maior número possível até o início das férias. “O ideal é tomar o ciclo completo. Entretanto, se não houver como concluí-lo, uma dose já deixa o indivíduo menos vulnerável. É melhor do que nada”, completa.

Outro item que não pode faltar na mala é o repelente de insetos. Isso porque algumas doenças transmitidas pelos animais, como dengue, ainda não tem imunizantes.

Prevenção é a arma

“Repelente de insetos é um produto que evapora fácil, principalmente a baixas concentrações, além de diluir com suor e umidade”, explica Flávia. “O ideal é reaplicar em, no máximo, cinco horas e usar produtos de alta concentração”. A médica também aconselha que os viajantes usem de roupas longas em passeios por mata fechada para evitar picadas.

Se as férias forem na praia ou locais frios o protetor solar também não pode ser esquecido. Mesmo na neve pode haver queimadura solar na pele.

“Na praia sabemos que o sol incide diretamente sobre nós, mas na neve não notamos o reflexo dos raios. É preciso se proteger”, conclui.

Para se livrar dos insetos

De malas prontas para a Indonésia — onde pretendem ‘pegar onda’ — os amigos Diego Ribeiro e Vinícius Gonçalves, 24 anos, prepararam lista do que não poderiam esquecer. Além do bodyboard e passaporte, atualizaram a carteira de vacinação e não deixaram o repelente no Brasil.

A preocupação tem fundamento: a febre Chikungunya circula em alguns países da África e da Ásia, dentre eles a Indonésia, e foi registrada no Brasil em 2010 em viajantes que se contaminaram fora do País. “ É melhor me cuidar do que ficar doente e deixar de curtir a viagem”,

Nenhum comentário: