1.31.2011

A importância da desintoxicação do fígado

Proteínas, creatinas e termogénicos encontram-se no grupo de suplementos mais procurados por atletas de diversos desportos e praticantes de musculação. Podemos dizer que são dos mais famosos em todo o lote de suplementos de nutrição desportiva. Mas se é verdade que existe um grupo de suplementos “privilegiados”, não é menos verdade que também existe o grupo do suplementos de “segundo plano”, apesar de tão importantes quanto os primeiros.

Falamos, por exemplo, dos suplementos que visam a desintoxicação do fígado. Por que razão há atletas que parecem não dar a devida atenção ao fígado? Provavelmente por falta de informação. O presente artigo serve para alertar para a importância do fígado no universo da suplementação desportiva.

O fígado é um dos quatro principais órgãos que eliminam as toxinas do corpo (os restantes são os rins, o intestino e a pele). O fígado está presente em praticamente todos os processos metabólicos do nosso corpo, desde o processo digestivo, passando pela libertação da glicose e a síntese da proteína, até à eliminação de toxinas (que surgem devido a vários factores – tabaco, álcool, fast food, poluição).

Função do fígado
O fígado é o primeiro grande obstáculo de muitas destas toxinas. Um fígado saudável preserva e mantém o bom funcionamento do organismo, protegendo o sistema imunitário e eliminando os riscos de várias doenças que resultam de uma desintoxicação lenta do organismo. Quando o fígado não actua na sua plenitude, as consequências podem ser: má performance desportiva, promoção da obesidade, envelhecimento precoce, aparecimento de várias doenças degenerativas, etc.

Importância do fígado para os desportistas
Nos atletas, o papel do fígado torna-se ainda mais importante pelo facto do metabolismo ser acelerado, factor que potencia a metabolização dos açúcares e o consequente aumento da produção de toxinas. Além disso,para quem consome suplementos desportivos, o fígado é preponderante para aumentar a absorção dos suplementos. Ao eliminar as toxinas do organismo e desintoxicar o fígado, este vai poder receber de forma mais eficaz os suplementos que consome para ajudar a atingir os seus objectivos (seja queimar gordura, aumentar massa muscular ou aumentar performance).

O que acontece muitas vezes é haver uma resistência por parte do fígado, que não consegue metabolizar os suplementos (e os alimentos também) e os resultados tardam a aparecer, se é que chegam a aparecer.
É aconselhado consumir um suplemento próprio para a desintoxicação do fígado, juntamente com os seus suplementos habituais de creatina, proteína, óxido nítrico, etc.
Fonte: Saúde Desportiva

Nenhum comentário: