2.02.2011

Estados Unidos atingidos por gigantesca tempestade

 AFP
Esta imagem de um satélite da NASA mostra a tempestade a estender-se dos estados do Colorado e Texas para a zona de New England
Uma gigantesca tempestade está a atingir quase todas as regiões dos Estados Unidos, com as autoridades a alertarem para abundantes quedas de neve, gelo e chuva gelada, acompanhados de baixas temperaturas, trovoada e ventos fortes.
Segundo a CNN, o mau tempo que se faz sentir nos Estados Unidos afecta cem milhões de americanos, impedindo a realização de voos, o está a causar grandes perturbações no país. Mais de 10 mil voos foram cancelados esta terça-feira nos EUA e vários aeroportos estiveram encerrados devido à tempestade "monstruosa", como lhe chama a cadeia noticiosa norte-americana.
A maioria dos estados norte-americanos está a ser afectada pelas intempéries, sendo poucas as regiões sem avisos especiais do instituto de meteorologia (NWS - National Weather Service), mas é nos estados de Louisiana e Mississippi que as populações estão mais assustadas, depois dos trágicos efeitos do furacão Katrina nestas regiões, em 2005.
As previsões apontam para que as condições adversas se mantenham durante os próximos dias, sobretudo no Leste do país, e a NWS classifica a tempestade como "perigosa e multiforme". As autoridades aconselham os habitantes a permanecer em casa e a não encarar esta tempestade "de forma ligeira".
Nos estados do Colorado, Wyoming, Dakota do Norte e do Sul, Kansas, Idaho e Texas, as temperaturas poderão chegar aos -45 graus. Os estados do Illinois, Indiana, Missouri e Oklahoma decretaram estado de emergência, proporcionando abrigos às populações afectadas.

Nenhum comentário: