COMO CONSERVAR AS ROUPAS DE CAMA, MESA E BANHO
Aprenda a deixá-las sempre limpas, macias e cheirosas sem danificar os tecidos.
1 – O uso contínuo de amaciante pode diminuir a capacidade de absorção das toalhas. Por isso, não o utilize todas as vezes que for lavá-las. Uma vez a cada quatro lavagens é o ideal.
2 – Para tirar as rugas dos lençóis, coloque-os numa secadora com outro pano molhado por cima e deixe na máquina por 10 minutos. Seus lençóis vão sair de lá lisinhos de novo.
3 - Alvejantes que contém cloro são um perigo para os lençóis. Para desencardí-los, prefira os que não tenham cloro na fórmula. Caso contrário, os tecidos poderão ficar amarelados com o tempo.
4- Os travesseiros devem ser lavados de acordo com as indicações do fabricante. Caso não as tenha, você pode usar a função para roupas delicadas da sua máquina de lavar ou ainda lavá-los à mão. Serão necessários dois enxágues para retirar todos os resíduos de sujeira e duas centrifugações para facilitar a secagem.
5 – Para retirar manchas de gordura de toalhas de mesa ou panos de prato, aplique alvejante sem cloro diretamente na mancha com o tecido ainda seco. Esfregue delicadamente a área molhada e deixe agir por uns cinco minutos. Depois lave a peça normalmente.
6 – Toalhas de algodão podem ser lavadas com água bem quente. Os tecidos não serão danificados por isso. A dica também vale para tirar o amarelado dos lençóis. Use a águaquente em conjunto com um alvejante sem cloro, além do detergente tradicional.
7 – O filtro da sua máquina precisa ser limpo com certa frequência. Assim você não corre o risco de as felpas acumuladas sujarem ainda mais os tecidos.
8 – Quanto mais tempo você demorar em remover qualquer tipo de mancha, mais difícil vai ser sua retirada. A dica é lavá-las na hora em que a sujeira se instala. Assim você não corre o risco de a macha se fixar nas fibras do tecido e não sair mais.
9 - Na hora de secar as toalhas, estenda-as no varal dobradas ao meio. Assim você evita que o tecido deforme.
SUAS ROUPAS NUNCA MAIS SERÃO AS MESMAS!
Aprenda com dicas fáceis a passar os diferentes tipos de tecido do jeito certo, sem danificar nenhuma peça.
Para crepe, lã, linho, seda, cetim, lycra ou linha
Esses são os tipos mais comuns de tecidos utilizados na fabricação das roupas. O ideal é passá-los do avesso e nunca se esquecer de respeitar a temperatura indicada. Se não quiser ter muito trabalho virando a peça ao contrário, a dica é colocar outro pano bem fininho por cima. Assim, as marcas e brilhos indesejáveis ficarão bem longe.
Para Jeans
O queridinho da maioria precisa ser passado com o ferro na mesma temperatura indicada para as roupas de linho. As dobras e os bolsos ficam menos amassados quando passados do avesso. Mas, se você gosta de vincos nas calças, melhor deixar para fazer isso nas calças de tecido, porque no jeans isso já está fora de moda faz tempo!
Para Veludo
Por ser um tecido mais pesado que os outros, o recomendado pelos especialistas é que seja passado do avesso e levemente umedecido. Caso aqueles frisos típicos do veludo insistam em ficar amassados, é só colocar o ferro acima deles sem tocar no tecido.
Para Algodão
Essas são, com certeza, as peças de roupa mais fáceis de passar. Sem muitos mistérios, basta ajustar o ferro para a regulagem de calor “algodão”, esticar toda a roupa, encaixar na tábua de passar e pronto. Simples assim!
Para Camisas sociaisApesar de serem motivo de desânimo na hora de passar, não precisa entrar em desespero. O segredo é pendurá-las em um cabide antes de colocá-las no varal. Depois de seca, passe o colarinho reto, punhos, mangas e a parte da frente da camisa. Por último, passe a parte das costas e finalize dobrando o colarinho. Ah! Não se esqueça de colocar as camisas imediatamente de volta ao cabide para não correr o risco de amassar tudo de novo.
Para TernosCom o ferro ajustado no máximo para a temperatura “algodão”, comece passando os bolsos e cintura da calça. A dica é encaixar a calça na tábua e ir girando o tecido aos poucos para que fique tudo bem lisinho. Depois, junte as costuras das pernas e passe-as fazendo vincos. Já para o paletó, vale a técnica de passar pelo avesso tomando cuidado para não queimar o forro, geralmente acetinado. Para evitar os brilhos, passe um paninho úmido por cima do tecido antes de começar o trabalho.
Importante: Não deixe as peças expostas ao sol por muito tempo, certamente elas ficarão mais difíceis de passar. Mas se ainda assim a dificuldade persistir, apele para borrifos com a mistura de água e amaciante para que o ferro deslize com mais facilidade. Só tome cuidado com as roupas pretas. Neste caso, melhor borrifar apenas água se não quiser que a peça fique cheia de pelinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário