1.31.2011

BARRIGA ZERO DEPOIS DA GRAVIDEZ

Barriga zero depois da gravidez
Boa alimentação, prática de exercícios e intervenções plásticas ajudam a voltar a ter uma barriga sequinha mesmo depois de ficar grávida.

Provavelmente, a gestação é a única fase em que algumas mulheres se olham no espelho com um barrigão e ainda assim se sentem lindas. Porém, após o nascimento do bebê, vem a preocupação de que o corpo recupere seu peso normal o mais rápido possível. Além de uma boa alimentação e exercícios físicos, as intervenções plásticas podem ajudar a enxergar novamente a bela mulher que existe dentro de você.
Segundo a cirurgiã plástica Léa Mara Moraes, existem algumas alterações durante a gestação que são inerentes ao estado. “A transformação hormonal é grande e o ganho do peso é inevitável”, comenta. Por isso, depois de uma gravidez, surgem problemas comuns, como excesso de gordura e flacidez, tanto na pele quanto na musculatura, estrias e celulite.
A região abdominal é obviamente a mais afetada devido ao estiramento dos músculos e da pele da barriga. Vários procedimentos podem ser utilizados, o cirurgião plástico deve levar em consideração o grau de flacidez e o depósito de gordura na região para escolher a melhor técnica.
Se o depósito de gordura for pequeno, é possível eliminá-lo pela lipoaspiração ou laserlipólise, tecnologia de lipoaspiração a laser. Mas, se a situação é de gordura localizada, com ou sem grande sobra de pele e afastamento dos músculos abdominais (diástase), a cirurgia mais indicada é a de mini-abdômen. Ou seja, uma lipoaspiração que permite a correção da diástase com auxílio do endoscópio.
A abdominoplastia só é indicada para os casos em que a paciente apresenta além de gordura localizada e diástase, o abdômen em avental. Ou seja, uma dobra de pele. Neste tipo de cirurgia a pele e a gordura são retiradas ao mesmo tempo em que a musculatura e a flacidez são tratadas.
Outras marcas da gestação que podem ser retiradas com cirurgia são as estrias no abdômen, que geralmente aparecem abaixo do umbigo. Já aquelas que aparecem nas coxas e flancos são de difícil solução. De acordo com Léa, “a lipoaspiração não resolve casos de estrias e flacidez, podendo até piorar o quadro. Porém no caso de gordura localizada no abdômen, flancos e pneuzinhos, a “lipo” é recomendada, desde que não esteja muito acima do peso”.
Há quem diga que é melhor ter os filhos antes e operar tudo de uma vez, pois após ter outro filho, terá de refazer a cirurgia. Na opinião da cirurgiã plástica, tudo vai depender do tratamento e do intervalo até a outra gravidez. “Se não existir programação em curto prazo, vale a pena curtir os resultados de uma cirurgia plástica.”, afirma a médica. Entretanto, isso não é indicado para a abdominoplastia, pois, segundo ela, uma nova gestação poderia ter conseqüências difíceis de corrigir.
Como norma, a cirurgiã plástica orienta a adotar uma alimentação saudável e exercícios moderados durante a gravidez para que a recuperação seja muito mais fácil. No caso da cirurgia plástica pós-gestação, a recomendação é a mesma: “É importante que seja recuperado o peso normal e que, através de exercícios físicos, os músculos sejam tonificados. Com certeza, os resultados de qualquer procedimento cirúrgico serão bem mais positivos”.
Sua Dieta

Nenhum comentário: