1.30.2011

ACREDITANDO EM VOCE

Acredite em você

Autoconfiança, já! 

Ninguém precisa ter um corpo de deusa para se destacar na multidão, fazer malabarismos na cama a fim de agradar o parceiro nem levantar a voz se quiser ser ouvida em uma reunião de trabalho. No amor, na profissão ou na frente do espelho, o sucesso e a felicidade que alcançamos são diretamente proporcionais à confiança que temos em nós mesmas – e que é capaz de transformar a imagem que o mundo vê da gente. Duvida? Então acompanhe nossas ideias de como turbinar a autoestima e ganhar segurança para chegar aonde você quiser.


Encontre a sua beleza

Hoje é possível transformar o que a gente quiser no visual: o cabelo, com escova, o corpo, com tratamentos estéticos e plástica, o rosto, com cirurgia... Apesar de aliados da autoestima, esses recursos requerem dinheiro, tempo e coragem, já que alguns envolvem riscos e dor. Isso sem falar na manutenção... Como o ideal é ficar bonita sem prazo de validade, que tal agradecer o que a natureza lhe deu e encontrar maneiras de usar tudo com o mínimo de artifícios possível? Até porque beleza não se limita a estética. “Bom humor, simpatia e atitude também contam para valorizar o que uma mulher  tem de belo”.
“Busque  essas qualidades em você para levantar a autoestima. Garotas autoconfiantes se aceitam e sabem
conviver com o que não podem (ou não precisam) mudar.” 

Defina o seu estilo

O melhor conselho para ficar segura dentro das suas roupas é simples e você já deve ter escutado: vista o que a faz se sentir bem, combina com seu tipo físico e seu estilo de vida. Se você se sente baixinha de calça boyfriend, fique tranquila para continuar com seu corte sequinho. “Mais do que se preocupar em esconder o que não está legal, procure valorizar o que tem de bonito”, fala a personal stylist Fernanda Resende, do site Oficina de Estilo. A barriguinha incomoda? Esqueça-a um pouco e dê destaque ao colo ou aos braços. E adote medidas práticas para ter confiança diante do guarda-roupa: em vez de quantidade, aposte em poucas peças versáteis e poderosas – um salto alto confortável, um vestido charmoso, um jeans que veste como uma luva. Sabendo escolher, você fica sempre linda! 

O poder da maquiagem. 

Qualquer mulher fica mais bonita com a pele bem tratada, um rímel e uma corzinha nos lábios, concorda? “Sem falar que o make ajuda a corrigir imperfeições e a realçar os pontos fortes de cada uma”. Você pode aprender truques valiosos para a sua beleza fazendo um curso de automaquiagem, explorando cores e efeitos na sua pele ou trocando dicas com aquela amiga que sabe tudo de make.

Cabelo é poder
Isso é tão verdade que uma pesquisa sobre o tema comprovou: 87% das mulheres se sentem mais seguras e abertas a oportunidades quando o cabelo está bonito. Nessa hora, ser curto ou comprido, liso ou cacheado, moreno, loiro ou ruivo importa menos do que ser bem cuidado. Tem mais: o cabelo deve refletir a sua personalidade e combinar com a sua encontre beleza o seu estilo. O que adianta adotar a escova e, nesse calorão, não poder lavar a cabeça com medo de perder o efeito? Ou virar loira se a sua rotina é tão corrida que não sobra tempo para retocar a raiz? Para quem não abre mão de mudar, aí vão três sugestões:
• Não faça uma mudança radical se não estiver bem consigo mesma – depois de terminar um namoro ou perder o emprego, por exemplo. Levada pela emoção, o risco de você se arrepender no dia seguinte (e ficar mais deprê ainda) é grande.
• Procure um profissional de confiança, que, além da técnica, tenha noção do que vai combinar com seu tom de pele, formato de rosto e personalidade.
• Leve em conta a manutenção do corte e da coloração para que a mudança dure sem dar trabalho. 
Na carreira, valorize o seu passe

Haja desafios para a mulher de hoje vencer quando o assunto é carreira: a competição, a cobrança para ser respeitada em certas áreas, a necessidade de conciliar trabalho, casa e família... Para enfrentar tudo isso sem ficar louca – ou, no mínimo, estressada –, só sendo muito segura. “A autoconfiança é uma espécie de colete salva-vidas contra os principais fatores de stress”. “Sem ela, a profissional pode naufragar do ponto de vista psicológico.” O primeiro passo para se sentir segura na profissão é gostar do que se faz, o que é possível ainda que você não tenha exatamente o emprego dos sonhos. Como? Procurando se aperfeiçoar sempre dentro da área em que atua. E isso não vem só dos livros. 
Confira algumas dicas:
Aceite os desafios: por mais assustadores que possam parecer, à medida que vão sendo vencidos e os resultados aparecem, você se sente mais poderosa e autoconfiante.
• Encare os erros: quando cometer algum deslize, o primeiro passo é reconhecê-lo,escondê-lo, nem pensar. Daí, encontre maneiras de reparar o estrago. Dependendo do tamanho dele, pode ser difícil  encarar os colegas e o chefe por algum tempo. Mas jamais abaixe a cabeça ou se faça de vítima. Na medida do possível, fazer piada da sua gafe pode até ajudar a desanuviar o ambiente.
• Reafirme seu poder: quando bater a insegurança, faça o exercício de colocar no papel três conquistas que já obteve na carreira. Trazê-las de volta vai resgatar a confiança na sua capacidade.
• Corrija a postura: um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, comprovou que sentar-se com a coluna ereta durante o trabalho torna você mais assertiva e induz a adotar pensamentos confiantes.
• Dê sua opinião: não se trata se sair falando sem ser perguntada, mas de se pronunciar quando julgar que tem algo a acrescentar. A timidez impede? Pare e organize os pensamentos, se necessário anotando-os. Isso vai guiá-la caso bata o nervosismo e ajudar a falar com firmeza. Não sabe se é a hora? Pergunte à intuição. Ela dificilmente falha.
Bem Estar

Nenhum comentário: