2.02.2011

Bronzeamento sem sol

Busca por método que deixa a pele com a cor do verão dobra nas clínicas de estética

Rio - Já se foi o tempo em que para ficar com o corpo bronzeado era preciso fritar no sol. Nesta época do ano, a procura por métodos de bronzeamento alternativos, como o “bronzeamento à jato”, quase dobra nas clínicas de estética. O objetivo é ficar com a cor da estação sem ficar exposto ao excesso de radiação ultra-violeta sobre a pele.
“Estes métodos são melhores que a exposição direta ao sol, pois não causam queimaduras, envelhecimento precoce, sardas, ou num prazo mais longo, câncer de pele. A menos que a pessoa seja alérgica ao pigmento usado no tingimento, não há contra-indicação”, afirma Sara Bragança, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O método, cuja coloração dura cerca de 15 dias, sai naturalmente e pode ser usado em todo o corpo. “É como se fosse uma maquiagem. O rosto também pode ser bronzeado”, diz a diretora da clínica de estética Camarim da Beleza, Janaína de Carvalho. Segundo ela, a cor da pigmentação pode ainda ser transformada em um bronze natural desde que a pessoa pegue sol aos poucos enquanto está bronzeada artificialmente.

A estudante Crislane Garcia adorou a ideia de não precisar pegar sol para ficar com a cor do verão. “Não gosto muito de ficar no sol porque, se exagerar, a pele descasca e fica ardida. Isso não é saudável”, afirma ela, que completa: “Já chegando bronzeada, posso ficar embaixo da barraca com protetor solar e vou estar igual a quem está se queimando horas no sol”.
Produto atua na superfície da pele
Segundo a dermatologista Sara Bragança, o bronzeamento a jato age apenas na camada mais externa da pele e não oferece o riscos como as câmaras de bronzeamento artificial, proibidas pela Anvisa desde novembro de 2009. Segundo o órgão, a radiação emitida pela máquina aumenta o risco de desenvolvimento de melanoma.
Sara recomenda que, mesmo com a pele já “morena” com o método a jato, é importante usar protetor solar sempre que se expor a radiação do sol. “Com o bronzeamento a pessoa acha que está queimada, quando, na verdade, não está. Por isso é preciso estar protegido. Tem que passar protetor solar como se não houvesse feito o bronzeamento e com um fator alto”.
DICAS
CONSERVE A COR
O bronzeado a jato sai da pele aos poucos e dura entre 10 e 15 dias. Basta não ficar horas dentro da banheira, piscina, ofurô ou saunas. Mesmo saindo, o produto não mancha a roupa.
LUGAR DE CONFIANÇA
É importante escolher uma clínica de confiança. Pesquise antes.
PREÇOS
Desconfie de preços muito baixos. Bronzeamento com um produto de qualidade custa entre R$ 100 e R$ 150 a aplicação. Os pigmentos devem ser específicos para a pele.

Nenhum comentário: