1.31.2011

fitness

PRATICAR EXERCÍCIOS DURANTE A NOITE PODE PREJUDICAR O SONO

Praticar exercícios durante a noite pode prejudicar o sono
A recomendação dos especialistas é terminar as atividades pelo menos seis horas antes de dormir.

Muita gente acha que praticar exercícios físicos à noite só lhe trará benefícios. Além de manter o corpo em forma sem ter que enfrentar o sol escaldante do verão, é uma ótima opção para relaxar a mente depois de um dia inteiro de estresse no trabalho. Mas, parece que não é bem assim.

De acordo com alguns estudos, a prática de exercícios a qualquer hora do dia eleva a temperatura corporal e acelera o metabolismo. Tudo bem que isso é ótimo para queimar as calorias, mas à noite acaba prejudicando o descanso e causando dificuldade para dormir, principalmente para quem já sofre com distúrbios como a insônia.

O ideal é praticar exercícios na parte da manhã ou à tarde. Se isso não for possível, o melhor a fazer é começar com atividades mais suaves e que possam ser realizadas ao ar livre como caminhar ou andar de bicicleta. Atividades que promovam uma sensação maior de relaxamento como o pilates também é uma boa opção.

De qualquer forma, é preciso estar atento, pois quando se pratica exercícios à noite, a tendência é dormir menos e ficar mais cansado. Aí, o exercício tem efeito contrário e em vez de fazer bem, começa a fazer mal. E para que isso não aconteça, é bom ter alguns cuidados especiais. Fazer uma refeição leve para repor as energias gastas durante o exercício, alongar-se depois da atividade e dar um intervalo de tempo considerável entre o fim dela e a hora de dormir são os principais.

A indicação dos especialistas é de que as atividades físicas sejam encerradas pelo menos de duas a seis horas antes do sono. Manter progressivamente respirações mais lentas e prolongadas também é uma importante maneira de desacelerar o organismo e fazê-lo entender que deve se preparar para dormir.  Só assim será possível sentir os benefícios da malhação noturna e ficar de fato mais relaxado.
Sua Dieta

Nenhum comentário: