2.01.2011

Dormir pode reforçar a memória

Berna - Um estudo da Universidade de Basileia revelou que a memória pode ser mais reforçada enquanto se dorme do que quando se está acordado.A equipa de investigadores, liderada por Björn Rasch treinou a memória de vários voluntários que colaboraram neste estudo e aprenderam a relacionar um cheiro com a localização de um objecto, de forma a que quando sentissem determinado aroma se lembrassem imediatamente de onde este estava.

O estudo publicado na revista Nature foi feito em voluntários, associando um cheiro a um objecto no qual, os voluntários depois foram expostos a cheiros, enquanto dormiam e enquanto estavam acordados, sendo que o cérebro reagiu de forma diferente.

Os investigadores verificaram que as pessoas cuja memória foi reforçada durante o sono lembravam-se com mais precisão da localização do objecto do que aqueles que tinham sido submetidos aos testes enquanto estavam despertos.

Após os resultados, os investigadores recorreram a ressonâncias magnéticas e observaram que nos dois casos as partes do cérebro relativas à memória estimuladas eram diferentes. O estudo poderá ser importante na área das neuro-ciências para o tratamento de vários problemas, como, por exemplo, o stress pós-traumático.
(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário: