2.07.2011

O Farmacêutico e a Farmácia

Farmacêutico é o  profissional formado em uma faculdade de farmácia, tem como um dos principais  objetivos estudar  os fármacos em toda a sua linha, que envolve a pesquisa, desenvolvimento, produção de  medicamentos, utilizando-se como fonte plantas, animais e minerais, este profissional estuda  a manipulação de fármacos, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade, estudo de formas de aplicação de orientação e dispensação ao usuário quanto ao uso racional do medicamentos, criação e aplicação de métodos de identificação entre outras atividades que denominamos de Assistência Farmacêutica.
A Farmácia  é o local onde se podem adquirir medicamentos e correlatos (outros materiais necessários para cuidar da saúde) e onde  também podem ser manipulados medicamentos mediante prescrição médica .
A drogaria, comumente utilizada como sinônimo de farmácia, corresponde ao estabelecimento que comercializa medicamentos e correlatos, porém não executa atividades de manipulação.
A Farmácia tem que possuir, obrigatóriamente, um farmacêutico durante todo o seu tempo de funcionamento

Recados importantes: 
Não se automedique. Se estiver doente, vá a um médico. Depois, leve a sua receita (prescrição) ao farmacêutico da sua confiança e peça todas as informações. Não tenha vergonha de perguntar sobre as suas dúvidas. 
O farmacêutico está preparado para ajudar você. 
Portanto, peça ao seu médico que, juntamente com o remédio de marca, indique também o similar, aquele que vem com o mesmo princípio ativo e que possui custos diferenciados.
Não faça estoque de medicamentos em casa. É muito perigoso. Você pode intoxicar-se ou prejudicar gravemente alguém da sua família. Não receite medicamentos para quem quer que seja. Verifique sempre o prazo de validade dos produtos.
Somos cidadãos iguais perante a lei, por isso temos o dever de exigir atendimento de um farmacêutico formado em curso superior dentro das farmácias e drogarias, durante todo o seu horário de funcionamento.
Eles garantem o seu tratamento e a sua boa saúde.    
É também  função do farmacêutico orientar o paciente sobre hábitos alimentares e a necessidade da prática de exercícios, como forma de melhorar a qualidade de vida.
Além do seu papel junto aos pacientes, numa farmácia, o farmacêutico supervisionar a venda de medicamentos controlados, verifica a validade dos medicamentos da prateleira e a idoneidade dos medicamentos adquiridos de forma a evitar que o paciente compre um medicamento falsificado ou vencido.
Se você faz um tratamento contínuo ou vai a farmácia apenas para comprar um medicamento para uma simples gripe, peça ajuda ao farmacêutico. O Farmaceutico contribui na prevenção de complicações relacionadas a auto-medicação e na detecção de problemas relacionados a medicamentos (interação medicamentosa, efeitos colaterais, dosagem correta dos medicamentos prescritos pelo médico etc)
"A auto-medicação pode ter conseqüências imprevisíveis e muitos já morreram ou ficaram mais doentes usando medicamentos de forma incorreta"- UM MEDICAMENTO QUE É BOM PARA VC, NÃO É BOM PARA O SEU VIZINHO" A importância do farmacêutico reside justamente aí: NA ORIENTAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS.              
Fontes:
           Antonio Brandão
           Wikipédia
            CRF-SP


Nenhum comentário: