2.08.2011

saude

DEIXE SUA COLUNA EM ORDEM E SEM DOR

Deixe sua coluna em ordem e sem dor
Especialista dá dicas para atenuar dores na coluna em meio à rotina do dia a dia

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), problemas na coluna são frequentes em cerca de 80% da população. Mas a boa notícia é que a maioria dos casos pode obter uma melhora considerável se forem aplicadas técnicas simples e específicas nos hábitos diários. Há cuidados que podem ser tomados mesmo durante a realização das tarefas domésticas.

Veja algumas dicas para amenizar ou se livrar de vez das dores na coluna apontadas pelo fisioterapeuta Felipe Nicodemos Semman, da clínica American Spinal Care:

1 – Se não quiser ter ainda mais problemas, não realize todas as tarefas de casa em um só dia. O ideal é que se faça uma ou duas a cada dia da semana, para não forçar demais a estrutura do corpo. 

2 – Entre uma e outra tarefa, faça pausas de pelo menos 30 minutos, a cada hora de atividade. O corpo precisa deste tempo para se recuperar dos esforços que lhe são exigidos.

3 - Para varrer o chão, confira se o cabo da vassoura permite que você fique com o tronco ereto durante a atividade. Caso contrário, você pode causar sérios problemas se forçar a coluna para baixo por causa de um cabo não adequado a sua altura.

4 - Para passar roupa, a tábua deve ficar na altura entre a linha da bacia e do umbigo. Também usar um calço para apoiar uma das pernas.

5 - Caso tenha que pegar algum objeto pesado do chão, não entorte o tronco para baixo com as pernas esticadas. Procure manter a coluna ereta, flexione os joelhos e contraia o abdômen. Dessa forma você terá mais apoio para suspender o objeto e ainda vai proteger a lombar.

6 - Se possível, instale a pia da sua casa na altura do seu umbigo. Mas lembre-se: independentemete da altura que ela estiver instalada, ao lavar a louça, procure um calço da altura de uma caixa de sapato e permaneça com uma perna apoiada. Alterne os lados a cada 5 ou 10 minutos. Isso dá mais firmeza e permite manter sua coluna sempre ereta.


American Spinal Care
www.spinalcare.com.br

Nenhum comentário: