2.07.2011

Como superar a timidez

Dicas para superar este sentimento:
1. Entenda sua timidez
Procure entender o seu tipo único de timidez e como ele se manifesta na sua vida. Entenda quais situações disparam esse sentimento. E o que te preocupa nessas horas.
2. Transformando a consciência de si mesmo em auto-consciência
Reconheça que o mundo não está olhando para você. Além do mais, a maioria das pessoas está ocupada demais olhando para si mesmas. Ao invés de se observar como se você fosse as outras pessoas, traga sua consciência para dentro. Armado com o entendimento de o que te causa timidez, procure dentro de si e se torne uma presença observadora de seus pensamentos. Auto-consciência é o primeiro passo na direção de qualquer mudança ou melhoria de vida.
3. Encontre suas qualidades
Todos temos qualidades únicas e formas diferentes de nos expressar. É importante saber e aceitar plenamente as coisas que fazemos bem, mesmo se são diferentes do comum. Se todos fossemos iguais o mundo seria um lugar muito chato.
Encontre algo em que você seja bom e foque nisso. Uma qualidade identificada vai aumentar sua auto estima e ego, te ajudando a se identificar consigo mesmo. É uma melhora de curto prazo mas vai te dar a confiança para quebar a barreira de medo que você mesmo criou.
Descubra como sua qualidade te dá uma vantagem. Por exemplo, Amanda é naturealmente uma pessoa quieta, que prefere passar mais tempo sozinha. Ela aprendeu que escuta melhor que os outros e que percebe coisas que os outros não percebem durante conversas. Ela também descobriu que esse tempo que passa sozinha a ajudou a entender melhor a si mesma.
4. Aprenda a gostar de si mesmo
Pratique se apreciar e gostar da expressão única que é você. Escreva uma carta de amor para você, faça coisas que você gosta, retribua com gratidão ao seu corpo e gaste um tempo se conhecendo, saia sozinho.
5 - Não se conformar
Tentar se encaixar como todo mundo faz é exaustivo e não muito divertido. Entenda que não há nada de errado em ser diferente. Na verdade, debaixo da fachada de gente legal das pessoas populares, eles também sentem inseguranças, consciência de si mesmos, e se sentem desajeitados. Aceite que você pode não ser visto como a pessoa mais social e que você pode não querer ser assim. No fim do dia, ser popúlar não vai te fazer mais feliz. Aceitar suas qualidades únicas irá te libertar.
6. Foque nas outras pessoas
Ao invés de focar na sua falta de jeito em situações sociais, foque nas outras pessoas e no que elas tem a dizer. Se interesse em aprender sobre os outros, e tente fazê-los falar sobre eles mesmos. Você pode tentar pensar na seguinte questão durante a interação: o que eu gosto nessa pessoa?
7. Liberar ansiedade através da respiração
Ansiedade e medo podem te esmagar se você estiver praticando se tornar mais assertivo para superar esse medo.
* Uma técnica simples para acalmar essa ansiedade em pedaços mais gerenciáveis é respirar fundo com seus olhos fechados, enquanto se concentra apenas na sua respiração. Inspire e expire lentamente enquanto limpa todos seus pensamentos.
* Outra técnica vem da yoga: conte enquanto você inspira e depois quando você expira. Aos poucos aumentando o tempo de duração de inspiração e expiração. Exemplo, contar até 4 para inspirar e até 4 para expirar. Quando os dois estiverem no mesmo nível, incremente a contagem à sua expiração. Isso significa expirar um pouco mais devagar em comparação à inspiração. Continue por alguns minutos até que você esteja confortável, então acrescente mais um a contagem da inspiração. Você pode fazer isto facilmente em seu banheiro, ou em um quarto vago quando precisar.
8. Liberar ansiedade através de movimento
Uma forma de ver ansiedade é como energia bloqueada que precisa ser liberada. Nós podemos liberá-la através de movimento físico.
* Exercícios como corrida ou caminhada vão te ajudar a recanalizar um pouco de suas energias bloqueadas, mas também ajudam te tirando da situação e movendo seu estado mental. Esse estado mental mais fresco vai ajudá-lo a dar novas perspectivas às coisas.
* Outra técnica efetiva é um simples exercício/ meditação muscular. Sente-se ou deite-se. Torne-se consciente de cada parte de seu corpo, começando dos dedos dos pés e subindo até o topo de sua cabeça. Em cada parte do corpo, contraia os músculos da parte do corpo em que está se concentrando por 3-5 segundos, e depois relaxe. Repita isso até você chegar ao topo de sua cabeça. Lembre-se de respirar corretamente.
9. Visualização
Se visualizar em situações como uma pessoa feliz e confiante te ajuda a formatar sua percepção de si mesmo quando você realmente estiver nessa situação. Feche os olhos, sente-se em um lugar relaxante, ouça uma música relaxante e se imagine em uma cena ou situação e se veja do jeito que você gostaria de ser. Nesta cena, como você se sente? O que você escuta? Você sente algum cheiro? Você está se movimentando? O que você vê? Envolva todos os sentidos para torná-lo mais real.
10. Afirmação
Palavras podem carregar uma energia incrível. O que nós nos dizemos repetidamente, é ouvido pela nossa mente inconsciente, e ela pode agir de acordo. Se nós dissermos a nós mesmos repetidamente que somos incapazes e tímidos demais para fazer qualquer coisa, nós nos tornamos mais e mais atentos a fatos que comprovam esse "fato". Apesar de não podermos mentir para nós mesmos, visualização positiva e afirmação são úteis para nos colocar no caminho dos padrões de pensamentos positivos.
11. Não saia de uma situação desconfortável
Quando saímos de situações que nos deixam tímidos, o que estamos realmente fazendo é reforçar nossa timidez. Ao invés disso, encare a situação de frente. Transforme a situação assustadora em um local de instropecção e crescimento pessoal. Torne-se o observador e procure em si mesmo, responder às questões: porque me sinto assim? O que me faz sentir assim? Existe uma explicação alternativa para o que está acontecendo?
12. Aceite a rejeição
Aceite a possibilidade de que podemos ser rejeitados e aprenda a não levar isso para o lado pessoal. Lembre-se, você não está sozinho e todo mundo é rejeitado alguma vez. É parte da vida e parte do processo de aprendizagem. A chave é como você lida com rejeições quando elas acontecem. Ajuda estar preparado mentalmente para quando elas acontecem:
* Nunca leve para o pessoal. Não foi sua culpa. Simplesmente era para ser assim. O cenário não era o mais adequado para você.
* Encontre a lição - o que você aprendeu? Existe uma lição em cada situação. E através dessas lições de vida está o potencial para que você se torne uma pessoa melhor, uma pessoa mais forte. Nada está perdido se você pode encontrar a lição. Veja-as como bençãos disfarçadas.
* Siga em frente. Reconheça que quando você fica sentindo pena de si mesmo, você não está progredindo. Nada vai mudar se você ficar sentindo pena de si mesmo. Quando você começa a reconhecer isto, torna-se mais claro que apenas gastamos energia enquanto alimentamos essa sede de procurar problemas do nosso ego. Levante-se, sacode a poeira e siga para a próxima. Tente de novo e de novo e de novo. Vai valer a pena!
13. Livre-se do perfeccionismo
Quando nos comparamos, temos uma tendência a nos comparar com as pessoas mais populares na sala ou nos comparamos a celebridades da TV. Nós criamos expectativas muito altas ao nos comparar injustificadamente a pessoas que não tem nada a ver conosco e ficamos nos perguntando "poque não posso ser assim?" Nós carregamos conosco uma visão de perfeição dos outros e esperamos nos encaixar nesse molde. E quando não conseguimos, nos abatemos por causa disso nos perguntando porque somos tão fracassados. Veja, o problema está na ênfase de se encaixar em uma visão que criamos em nossas mentes, que não somos nós. Liberte-se dessa imagem perfeita, crie visões de si mesmo a partir do que você realmente é naturalmente; e deixe essa expressão fluir, naturalmente.
14. Pare de se rotular
Pare de se rotular como uma pessoa tímida. Você é você, você é único, e você é bonito. Não podemos deixar assim?
15. Pratique habilidades sociais
Como qualquer outra habilidade, habilidades sociais precisam ser cultivadas através de prática e experiência. Quanto mais você se expõe, mais fácil se torna da próxima vez. Se você tem dificuldade em saber o que dizer, pratique o que dizer antes.
16. Pratique ficar em situações desconfortáveis
Às vezes, não são as habilidades sociais que não temos, mas a falta de autoconfiança de que vamos ter sucesso, e um medo intensificado de que vamos falhar. Se colocar nessas situações vai ajudá-lo a se dessensibilizar desses medos dessa situação. Quanto mais você se força a encará-lo, e experimentá-lo completamente, você vai se dar conta que não é tão ruim. Pode ser difícil para seu ego aceitar no começo, mas rapidamente você vai perceber que você pode rir e gostar disso.
17. As três questões
Durante situações sociais onde você sente nervosismo, periodicamente se pergunte as seguintes três questões. Fazê-lo vai te distrair de si mesmo de pensamentos mais auto-destrutivos. Torne isso seu mantra:
1-Estou respirando?
2-Estou relaxado?
3-Estou me movendo com graça?
18. O que é confortável para você?
Ir a bares ou casas noturnas não é para todos, e não há nada de errado nisso. Entenda o que te faz se sentir confortável,e  encontre pessoas, comunidades e atividades que tirem o melhor de você. Você pode ser igualmente social em lugares em que você se conecta num nível mais pessoal do que nos lugares mais populares. Você não precisa estar fazendo o que "todo mundo" está fazendo. Além disso, todos os outros não são necessariamente felizes, apesar da sua percepção ser essa.
19. Foque no momento
Ficar atento ao que você está fazendo, independente do que estiver fazendo, vai tirar o foco de si mesmo. Quando estiver conversando, esqueça da sua aparência, foque nas palavras, torne-se absorvido pelas palavras. Os tons. A expressão. Aprecie e agradeça isso.
20. Procure e guarde seus sucessos
Conforme você vai superando essa condição que nós temos rotulado de timidez, você vai ter várias vitórias e realizações sobre si mesmo. Você vai entender melhor a verdade por trás de cenários sociais. Você vai começar a se ver de forma diferente e a reconhecer que você pode se sentir confortável e confiante. Quando essas vitórias e realizações acontecerem, tenha certeza de registrá-las em um caderno. Manter um registro de seus sucessos não vai apenas aumentar sua auto confiança, mas também mudar seu foco para as coisas que podem te beneficiar.
Desconheço a autoria

Um comentário:

William Oliveira disse...

Custei a superar a timidez, hoje não me afeta mais.