2.11.2011

Pesquisa liga refrigerante diet a infarto e derrame


Estudo foi divulgado em congresso, mas não saiu em jornais científicos.
Outros pesquisadores questionam a metodologia aplicada.


A pesquisa que relacionou o consumo de refrigerantes dietéticos a doenças vasculares, divulgada esta semana num congresso médico nos Estados Unidos, está causando polêmica na comunidade científica. O “Calorie Control Council”, associação ligada a fabricantes de alimentos light e diet, divulgou nesta quinta-feira um texto juntando questionamentos de vários médicos ao estudo.
“As descobertas são tão especulativas e preliminares neste ponto que deveriam ser recebidas com extrema cautela. Na verdade, o estudo ainda não foi revisado por cientistas independentes nem publicado num jornal científico”, ponderou a médica Beth Hubrich.
O Dr. Richard Besser disse na “ABC News” que o estudo teve falhas de metodologia. “Eles não olharam para a quantidade de sal que eles (as pessoas acompanhadas pelos pesquisadores) ingeriram, não olharam para que outros alimentos eles comeram. Estas coisas nós sabemos que têm relação com derrame e infarto. Eles nem olharam para a evolução da obesidade. Então concluir que tudo está relacionado ao refrigerante diet simplesmente não faz sentido”, argumentou.
Dr. Walter Willett, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, concorda. “Não devemos mudar nosso comportamento, pode facilmente ter ocorrido por acaso”.
G1.com
Saiba ainda sobre Refrigerantes: 
Se conta com refrigerantes para passar o dia, é hora de reconsiderar suas opções. Existem vários e bons motivos para você parar de ingeri-los. O consumo frequente aumenta o risco de: cáries, obesidade, flatulência (gases), agravamento de casos de gastrite, diabetes, níveis elevados triglicérides sanguineos, osteoporose.
Os refrigerantes possuem como ingredientes, o açúcar ou adoçante no caso dos light, água gaseificada, extrato de noz de cola ou suco de laranja ou de limão ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, corante, acidulante, conservantes, aroma natural ou artificial, entre outros. São ruins para os ossos devido ao ácido fosfórico contido neles, que pode levar a osteosporose. Também aumentam o risco de diabetes tipo 2 devido ao alto teor de açúcar. Essas bebidas ácidas também podem desgastar o esmalte dos dentes, provocando as cáries.
Muitas pessoas preferem os refrigerantes para matar a sede, mas eles costumam causar ainda mais sede do que antes, logo depois de consumidos. A água é ainda a melhor opção para matar a sede. Outros substitutos saudáveis para os dias de calor intenso é o chá gelado ou os sucos de frutas naturais. 
Veja



Nenhum comentário: